Primato recebe José Luiz Tejon em palestra do Ciclo CBN Agro

Uma noite de festa! Assim pode ser resumida a noite de terça-feira (5 de julho), quando a Associação da Primato em Toledo recebeu a 2ª palestra do Ciclo CBN Agro com um dos maiores especialistas em agronegócio do país: José Luiz Tejon. Ele falou sobre “Lideranças das cadeias produtivas – o presente do agronegócio que leva ao futuro”. O projeto da Rádio CBN está em sua 6ª edição e contempla as 10 principais cidades do Paraná.

Tejon definiu como sendo um “encontro extraordinário”. Ele disse ter ficado impressionado com a competência da cooperativa que se equipara às maiores organizações do mundo. “Quando a gente conhece melhor a estrutura de uma cooperativa como a Primato, mais a gente crê no cooperativismo efetivamente resolver o problema da fome e da miséria no planeta”, avaliou Tejon. Ele elogiou a estrutura da Primato que consegue ter “desde o supermercado até a cadeia produtiva dentro de um sistema amplo e complexo que poucos têm”.

Em sua palestra José Luiz Tejon destacou que ficar esperando o mundo perfeito é ilusão. “Se a vida fosse perfeita não precisaria de cooperativa, de produtor, de semente”, comentou ao lembrar que as crise movem o planeta. “As crises se sucedem. É o poder dos ciclos. Por isso é preciso estar preparado para os piores momentos porque é nesta hora que podemos empreender e ir adiante”, afirmou Tejon que acrescentou: “Crise é uma oportunidade. Se não houvesse crises não estaríamos aqui. O mundo é feito de choques”.

Para Tejon, o Paraná vai liderar o agronegócio porque é um estado que possui pessoas e líderes que trabalham e fazem a diferença e diferente.

COOPERATIVISMO É O CAMINHO

Entusiasta do sistema cooperativo em todos os setores, José Luiz Tejon lembrou que a cooperativa nasceu do sofrimento, da miséria e não porque estava tudo bem. Em sua visão a vitimização é a pior forma de viver “e minha missão é incomodar porque o incômodo nos leva a crescer”. Ao citar o crescimento, destacou que o Brasil ficou importante para o mundo por vários aspectos, como a grande capacidade de produzir alimentos, a geração de agroenergia, ter uma riqueza imensa em meio ambiente. “Só não estamos melhor por gestão. A gestão é o grande problema do Brasil não avançar mais”.

Para Tejon a cooperativa faz a gestão de maneira muito mais eficiente e é preciso mudar o foco e enxergar o alimento como um instrumento de cidadania no mundo. “Precisamos melhorar a qualidade e consciência de quem tem renda para consumir e, dessa forma, acabar com a fome e a miséria no mundo”.

Além disso, na visão de José Luiz Tejon as cooperativas representam a oportunidade de crescer em conjunto de uma forma organizada graças à essência de sua formação.

“Não dá mais para esperar. Só teremos dois tipos de seres humanos no futuro: os velozes e os desaparecidos”, ressaltou Tejon. Para ele o grande problema é a falta de atitude das pessoas e não apenas a questão técnica. Neste sentido, segundo ele, a cooperativa precisa se renovar e pensar fora da caixa para preparar esse futuro.

Ainda de acordo com Tejon é preciso definir o foco porque a ciência está à disposição, os dados técnicos estão à disposição, a administração está à disposição, “mas sem foco não se avança neste mundo novo”.

SUCESSÃO E VENDAS

Ao falar na sucessão nas propriedades rurais, José Luiz Tejon lembrou existir o estigma de que o campo é difícil, é ruim. “Como esperar que os filhos abracem uma atividade que cresceram ouvindo ser uma porcaria. Cuidado com aquilo que se fala aos filhos”, disse ele, ressaltando que a sucessão começa no útero e os seres humanos são muito impactados quando crianças. Para ele os jovens precisam conversar com todos o sistema inteiro que os envolvem. “Esse é o conceito do agronegócio”.

Outro conceito repassado por Tejon é que o produto é o que fazemos no campo. Venda é o que fazemos na mente. Em outros países isso é feito de maneira muito mais eficaz. Ele citou como exemplo o porco assado no rolete, um sabor típico de Toledo que precisa ser melhor explorado. ‘No Brasil precisamos aprender a vender”, resumiu.

Ele alertou sobre a necessidade de ter atenção sobre as decisões que precisamos tomar na vida. “A decisão com quem eu vou hoje define minha vida amanhã, por isso é preciso muita atenção com quem se escolhe alinhar. Com quem eu vou define meu sucesso”, disse.

SABEDORIA

O presidente da PRIMATO COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL, Anderson Sabadin, destacou a importância do apoio dos patrocinadores para a realização do evento e a participação dos cooperados, assim como colaboradores e diretores da cooperativa. “É uma felicidade a Primato receber um evento dessa grandeza, onde podemos aprender muito. Representa um marco para todos nós”, disse o presidente da PRIMATO.

Na opinião de Sabadin, a experiência que Tejon carrega “é sempre é uma aula. Uma grande troca”, disse ele, ressaltando que “se tivermos sabedoria para absorver conseguimos transformar as nossas propriedades, os nossos negócios”, comentou ao destacar que esse crescimento pode afetar também de maneira positiva a família, a auxiliando a permanecer na atividade.

SUPERAÇÃO

Por fim, José Luiz Tejon contou sua própria história e o acidente em sua infância que resultou numa queimadura que quase custou sua vida. Não custou! Mas a transformou para sempre. “Se eu pudesse voltar no tempo prestaria mais atenção em tudo e eu seria melhor”. Uma história de vida e superação que nos ensina ser possível dar a volta por cima, por pior que a situação na qual se encontra. Sair da zona de conforto, sentir-se incomodado o tempo todo, buscar estar sempre atrás de algo novo e cooperar. Ensinamentos deixados pelo doutor da vida José Luiz Tejon numa noite onde a PRIMATO COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL teve o prazer de receber um dos grandes brasileiros da história.

PARCEIROS

O evento contou com o apoio do Bradesco, Senar-PR, Faep-PR, Sindicato Rural, Primato Cooperativa Agroindustrial, Prado Saúde Animal e Jacto.

Voltar