Primato recebe prêmio pelo comprometimento com a saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores

 

Cooperativa foi premiada pelo Troféu Sesi/ODS de Melhores Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar

O cuidado com o colaborador é uma marca das empresas da Primato Cooperativa Agroindustrial. A atenção vai além da saúde ocupacional e preza também pela qualidade de vida de cada funcionário das unidades. Essa dedicação foi refletida no resultado do Troféu Sesi/ODS de Melhores Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar: a Primato conquistou o selo que comprova que a cooperativa está engajada na busca pelo melhor.

A iniciativa do Sistema Fiep contribui para o reconhecimento de boas práticas corporativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela ONU em 2015. A ação tem o apoio do GPTW (Great Place to Work), uma autoridade global no mundo do trabalho, certificadora de empresas e consultora para transformar as organizações em great places to work (lugares ótimos para se trabalhar) – há dois anos a Primato também conta com essa certificação.

Programas que cuidam do colaborador
Os requisitos exigidos para a obtenção do selo foram: programas de saúde e segurança, controle de entradas de terceiros, treinamento e orientações de saúde e segurança e diálogo de segurança. “Temos uma série de programas e protocolos que ajudam a cuidar do colaborador em todos os aspectos como, por exemplo, ações contra o tabagismo, cuidados com as gestantes, incentivo à alimentação saudável, combate à hipertensão, além da ação da Carreta do Bem-estar, em que mais de 350 exames preventivos foram realizados em nossos colaboradores”, expõe Patrícia Geller, técnica de enfermagem do trabalho do serviço especializado em segurança e medicina do trabalho da Primato.

Ações na pandemia
Além dessas ações, a premiação também observou a atuação dos participantes em relação às ações de combate ao coronavírus. “A Primato se tornou referência no combate à Covid-19 em Toledo. Adotamos as medidas de segurança, como uso de máscaras, por exemplo, antes mesmo da exigência por lei. Apesar das empresas ligadas à Primato estarem entre os serviços essenciais, o número de colaboradores contaminados por coronavírus foi baixo, com nenhuma morte registrada pela doença. Orientamos todas as unidades da Primato Cooperativa a seguir o Plano de Contingência referente às medidas de prevenção contra a Covid-19. Com isso, padronizamos as nossas ações e conseguimos reduzir e inibir o contágio nas nossas unidades, tornando, assim, a Primato um dos melhores lugares para se trabalhar com saúde, segurança e bem-estar para todos”, explica Patrícia.

A cooperativa também foi enaltecida pela criatividade e modernidade na atuação, mesmo com a pandemia: seguindo todos os protocolos de segurança, as atividades em prol dos colaboradores não pararam. “As normas regulamentadoras foram flexibilizadas durante a pandemia e muitas das ações desenvolvidas não tinham obrigatoriedade de serem realizadas, mas, ao invés de paralisar o trabalho, nós o adaptamos à realidade. Fizemos mobilizações on-line e mantivemos todos os cuidados para que, apesar do momento em que vivemos, os nossos funcionários não ficassem desassistidos. O prêmio é um incentivo e demonstra que estamos no caminho certo”, destaca.

Voltar