Primato realiza o Encontro de Produtores de Leite 2018 em Nova Santa Rosa

Com o objetivo de apresentar importantes informações e os cenários para atividade leiteira é que a Primato Cooperativa Agroindustrial promoveu na quinta-feira (26), o Encontro de Produtores de Leite 2018, no Teatro Municipal Gustavo Fischer de Nova Santa Rosa. Cerca de 150 produtores estiveram presentes e receberam informações técnicas de como ter uma melhor qualidade de vida desenvolvendo a atividade leiteira.

INÍCIO
As atividades iniciaram às 8h30 com a recepção dos participantes no local do evento para um café da manhã. Às 9h foi dado início a cerimônia de boas-vindas. “É com muita satisfação que recebemos todos vocês neste evento, que teve dois anos de interrupção, mas que queremos que seja anual e faça parte do calendário do município”, enfatizou o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz que complementou, “no mês em que nossa cidade completa 42 anos, tivemos diversas comemorações e encerrar abril com um evento dessa importância é motivo de orgulho para o nosso município”.
Em seguida quem teve a palavra foi o presidente da Primato, Ilmo Werle Welter, que fez questão enaltecer a importância do encontro. “Para nós da Primato, Nova Santa Rosa é muito importante dentro do contexto de evolução e a atividade leiteira é fundamental tanto para a cooperativa quanto ao município. Vamos fazer a aproximação e colocar no calendário anual da cidade este encontro de produtores de Leite e que ano que vem espero que tenhamos casa cheia neste bonito local”.

CRIAÇÃO
A primeira palestra foi sobre a “Criação de Bezerras” com o médico veterinário e especialista em nutrição, manejo e criação de ruminantes, Vicente Matsuo. Ele que é coordenador técnico da cooperativa fez uma explanação sobre o ciclo de vida dos animais. “É preciso considerar que o planejamento é fundamental para que o plantel esteja saudável e em condições de ter alta produtividade dentro do ciclo de vida. Por isso, os cuidados desde a reprodução, controle de sanidade, parto, ambientação, os primeiros meses de vida, reprodução até que as novilhas possam estar aptas a produzir leite de forma planejada, é fundamental para os resultados assertivos. Não existe milagre, mas sim, planejamento em cima de orientações técnicas que estão disponíveis com os profissionais da Cooperativa”.
Vicente ainda enalteceu o papel do produtor dentro da propriedade. “O produtor precisa ser multifuncional. Tem que ser quem administra, faz a gestão e administração, executa melhorias e procedimentos, e obviamente saiba fazer os controles de sanidade e recursos para o desenvolvimento da atividade. Ninguém vai à falência pela produção, mas sim, pela má gestão”.

PREVENÇÃO
A segunda palestra foi “A importância dos exames de brucelose e tuberculose nos rebanhos”, ministrada por Loreno Taffarel, doutor em agronomia e um dos precursores da iniciativa em Nova Santa Rosa. O palestrante faz parte do quadro técnico da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, enfatizou as consequências da falta de controle sanitário no rebanho.
“Tenho uma relação importante com essa região, especificamente com Nova Santa Rosa. Vejo uma evolução das propriedades rurais daqui, mas nem sempre foi assim. As consequências da brucelose no plantel dos produtores rurais são significativas e podem trazer muito mais do que o prejuízo financeiro, mas sim, o de saúde. Pelos dados que temos da Adapar nos últimos anos, os casos são poucos e o controle dentro do ideal, mas não podemos facilitar. Recomendações técnicas, planejamento sanitário, medicamentos, entre outros, são fundamentais para que não seja necessário o sacrifício dos animais contaminados e contaminação das pessoas envolvidas na atividade na propriedade”, explicou Taffarel que concluiu, “por isso a preocupação deve ir além da porteira, imaginando que o controle deve ser feito por todos, afinal, não adianta um produtor estar em dia com seu plantel, sendo que seu vizinho pode não estar e a consequências podem ocorrer à todos”.

QUALIDADE DE VIDA
E para finalizar o evento, o professor Itamar Ribeiro apresentou a palestra com tema “Qualidade de Vida”. “É preciso compreender que existem formas e possibilidades de desenvolvermos a atividade em sintonia com uma vida saudável, em parceria com a família. Os benefícios dos cuidados que o lado profissional e pessoal pode oferecer, desde que haja um equilíbrio entre ambos. Por isso, vamos levar a vida de forma mais leve, entendendo que é preciso trabalhar, mas também, ter experiências para que tenhamos mais qualidade vida, sem esperar o amanhã para ser feliz. O presente é o que temos para fazer o nosso futuro diferente. Vocês são Primato e a Primato são vocês, com essa força, o céu é o limite”, explicou Itamar.

PRIMATO
Ao término do evento, quem tomou a palavra foi encarregado da unidade da Primato no município, André Mittanck. “Gostaria de em nome da Primato agradecer a presença de todos presentes. Também para enfatizar que não somos mais apenas uma loja agropecuária, mas sim, somos a Primato Agrícola, onde além dos produtores agropecuários, podemos dar assistência técnica agrícola, comercialização de sementes e insumos, máquina agrícolas, enfim, temos o ciclo completo à disposição de nossa cidade e região.
Ao término do evento, os participantes receberam um boné e a nova edição da Revista Primato e foram dirigidos a um restaurante da cidade para um almoço de cortesia. O Encontro de Produtores de Leite 2018 é uma iniciativa da Primato Cooperativa Agroindustrial em parceria com a prefeitura municipal de Nova Santa Rosa e tem o foco nas melhorias contínuas na atividade e alinhamento de informações do setor para que os envolvidos possam desenvolver a cadeia leiteira com mais qualidade, produtividade e, consequentemente, maior rentabilidade.

Voltar