Primato desenvolve programa de capacitação técnica em produção animal

Com o objetivo de trazer mais conhecimento sobre nutrição animal com todos os profissionais envolvidos é que a Primato Cooperativa Agroindustrial iniciou o Programa de Capacitação Técnica e Produção Animal, que é dividido em duas fases com nove módulos e mais dois complementares.

PROGRAMA
O programa envolve os profissionais da área de produção, assistência técnica e comercial e visa o alinhamento de informações à melhoria contínua da atuação em nutrição animal. “O objetivo é trazer informações importantes no processo da nutrição animal, com todos os profissionais envolvidos no processo, seja os responsáveis técnicos das indústrias, das unidades agropecuárias e representantes comerciais para que possamos receber e compartilhar o conhecimento na produção”, explicou o coordenador técnico e veterinário da Primato, Vicente Matsuo.

MÓDULO 1
O primeiro módulo foi desenvolvido entre os dias 19 e 20 de julho na sala de treinamentos do Centro Administrativo da Primato e abordou a bovinocultura de leite com o programa nutricional para animais em lactação.
“O objetivo deste módulo é discutir sobre estratégias nutricionais e de manejo que resultem em melhora na produção, nas condições sanitárias (imunidade), qualidade de leite e também na eficiência reprodutiva”, enalteceu Vicente que complementou, “os temas abordados foram a saúde ruminal e seu impacto na produção e qualidade de leite e a influência da nutrição na reprodução de vacas leiteiras”.
O Módulo 1 foi ministrado pelo professor Ricardo Rocha que é consultor da Nutrifarma. “O foco principal deste primeiro módulo foi saúde animal voltada para a produção e nutrição”, disse Vicente.

SEQUÊNCIA
O segundo módulo será entre os dias 20 e 21 de setembro e vai focar no manejo e nutrição no período de transição. “O segundo módulo vai focar na transição final da fase de gestação e início da fase de produção, ou seja, período pré e pós parto”, concluiu Vicente.
Confira a programação do Programa:

  • Módulo 3 – 25/10/2018 e 26/10/2018 – Temas: Sistemas de produção em bovinocultura de corte e Alternativas para antecipação do abate e recria.
  • Módulo 4 – 22/11/2018 e 23/11/2018 – Temas: Sistemas de produção em ovinocultura de corte e Alternativas para antecipação do abate e recria
  • Módulo 5 – 17/01/2019 e 18/01/2019 – Temas: Nutrição e reprodução na égua, Nutrição para o animal jovem e Nutrição para o cavalo atleta.

2ª FASE

  • Módulo 6 – 28/02/2019 e 01/03/2019 – Programa para criação de bezerras e engorda de bezerros machos leiteiros – Cuidados iniciais na criação de bezerras (os); Doenças entéricas das bezerras (os); Recria das novilhas de raças leiteiras; Protocolo de engorda de bezerros com dieta alto concentrado; Teste de diluição do sucedâneo lácteo
  • Módulo 7 – 11/04/2019 e 12/04/2019 – Formulação de dietas bovinos de leite e corte /Programa Nutridietas Lac e Beef.
  • Módulo 8 – 23/05/2019 e 24/05/2019– Produção do Alimento volumoso – Forragicultura – Pastagem de verão e Inverno (Sementes Facchioli); Silagem de milho forragem e grão úmido (Agrícola / Nardi); Planejamento forrageiro
  • Módulo 9 (final) 18/07/2019 e 19/07/2019 – Dia de Campo – Indicadores da propriedade leiteira;  Manejo e Nutrição bovinos de corte / Manejo de engorda de cordeiros.

 

Voltar