PRIMATO DESENVOLVE 8ª EDIÇÃO DA SIPAT

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho teve como tema principal a Proteção e Cuidados com as Mãos.

Para que uma empresa possa desenvolver um trabalho com qualidade e de forma eficaz é preciso que sua estrutura esteja preparada para produção, com procedimentos definidos, dando todo suporte e proteção às pessoas que vão desenvolver suas tarefas e principalmente, capacitando-as para crescimento e cuidados dos manejos das funções que exercem. Com esse objetivo que a Primato Cooperativa Agroindustrial desenvolveu a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a SIPAT, que em 2017 teve sua oitava edição com o tema “Proteção e Cuidados com as Mãos”.

Durante a abertura da SIPAT, foi apresentando um teatro que demonstrou os perigos que podem ocorrer pela desatenção e descuidos no uso e manuseio dos equipamentos de EPI, obrigatórios para quem trabalha nas indústrias. O vice-diretor presidente Cezar Luiz Dondoni, enalteceu a importância dos treinamentos, capacitações e a realização de programas que visam a melhoria na produção, mas principalmente, a prevenção de acidentes de trabalho em qualquer setor e segmento de negócios da cooperativa. “Eu vejo o programa SIPAT como um pai cuidando dos filhos, afinal, queremos que eles se desenvolvam, mas não queremos que eles se machuquem”.

PROGRAMAÇÃO

O SIPAT ocorreu de 18 à 22 de setembro e durante toda a semana as palestras, dinâmicas e ações voltadas à saúde dos colaboradores foram desenvolvidas em várias unidades da Primato. “O objetivo da SIPAT este ano, além da prevenção de acidentes em todas áreas da Primato, foi também agregar a questão da segurança, que agora faz parte dos valores da cooperativa”, explicou a técnica em segurança do trabalho responsável pelo programa, Kamila da Silva Oliveira Rech, que ainda enfatizou, “nesta edição o tema principal foi os cuidados com as mãos no desempenho do trabalho, afinal, são elas que manuseiam máquinas, papéis, computadores, meios de transporte entre outros”.

Dividido em módulos, a cada dia uma unidade desenvolveu atividades como dinâmicas de grupos, discussões sobre melhorias no trabalho, a importância das mãos na execução das tarefas, além do cuidado com a saúde dos colaboradores.

“Envolvemos todos os setores e segmentos da Primato nesta oitava edição da Sipat, buscamos também trazer a família junto para que a conscientização do uso de material de segurança, para cada tipo de função, além de obrigatório, é o que faz a diferença em caso de acidente”, enalteceu Kamila que concluiu, “com palestras, dinâmicas de grupos gravada em vídeo para que outros colaboradores trocassem experiências, teatro, prevenção à saúde como aferição de pressão, entre outros, buscamos desenvolver uma semana produtiva e que fizesse o tema ser amplamente discutido e refletido por nossos colaboradores”.

RESULTADOS

Através de palestras ministradas por profissionais da área de segurança, com a Guarda Municipal, teatros e show de ilusionismo, os colaboradores tiveram participação ativa e os debates e dinâmicas trouxeram um engajamento e soluções pontuais sugeridas pelos participantes.

“Encerrando a semana deste programa fundamental para a Primato, notamos que foi extremamente enriquecedor as experiência vividas no SIPAT 2017. Mas principalmente, que os colaboradores entendam, cada vez mais, que não é somente obrigação o uso de material de segurança, mas que com o envolvimento da família, os cuidados com a mão vão muito além do trabalho, mas sim para vida, pois é preferível se cuidar e prevenir do que remediar e descobrir as dificuldades no cotidiano por um acidente envolvendo nossas mãos”, concluiu o vice-diretor presidente.

Voltar