Especial Cooperado: Experiência e sabedoria na atividade leiteira

O estado do Paraná tem seu desenvolvimento amparado em grande parcela pelo trabalho implementado e aplicado da agricultura e da pecuária, tendo em maioria famílias inteiras lidando com as atividades no campo. Esse conhecimento foi sendo passado às gerações futuras que foram aprimorando, aplicando tecnologia e parcerias importantes para que fosse possível permanecer na propriedade rural. A sucessão no campo vem sendo feita, mas muitos produtores rurais continuam na atividade e utilizam de experiência e sabedoria.

PARANAVAÍ
Esse é o exemplo da família de Joaquim de Oliveira Silva e Angélica Foss Mileski, do sítio Nossa Senhora das Graças, no distrito de Graciosa em Paranavaí, noroeste do Paraná, que tem uma área de 16 alqueires, onde o casal cooperado desenvolve a atividade leiteira. “Em nossa propriedade trabalhamos com a atividade leiteira, temos um plantel de 170 animais, sendo 50 em lactação, com média em torno de 15 a 17 litros cada”, explicou Angélica que complementou, “na propriedade trabalhamos eu e meu esposo, como faz tempo que trabalhamos com a atividade, usamos nossa experiência para termos sempre animais em boas condições de saúde e dando leite de qualidade”.

RAÇÃO
A cooperada relatou que vem utilizando a ração da Primato há um ano e meio e está satisfeita com o resultado. “Utilizamos a ração Prima Raça 22% há mais de um ano e meio e estamos bem satisfeitos com os resultados, os animais estão saudáveis, nossa produção está com boas médias, posso dizer que as vacas gostam muito da ração mesmo”. Angélica explicou que iniciou o uso através dos representantes em Paranavaí que lhe apresentaram a ração. “Como conheço os representantes há muito tempo, assim que nos apresentaram a Prima Raça, gostamos dos resultados e não trocamos mais de ração desde então”.

COOPERATIVA
Fazer parte de uma cooperativa é importante para o casal de cooperados. “Para nós é importante, pois foi uma surpresa receber o cheque das sobras, poder ter melhores negociações, quando temos alguma ocorrência, receber a atenção para resolver e ajudar com questões de nossa propriedade”, enalteceu Angélica que concluiu, “essa parceria vai além da ração, pois o silo que adquirimos foi da Primato e esperamos que continue por muitos anos, pois quanto mais investimentos, maior o retorno para nós cooperados”.

 

Voltar