Especial Cooperado: A sucessão familiar na suinocultura

A sucessão familiar é um tema amplamente debatido, principalmente pelas cooperativas que representam os cooperados e a continuidade e evolução dos trabalhos no campo. Esse processo vem tendo melhorias uma vez que os filhos dos produtores iniciam os trabalhos à frente das propriedades, aplicando novos conceitos, desenvolvendo novas parcerias e a busca por evoluir as atividades. A participação do cooperativismo nesse processo está sendo fundamental para que essa sucessão seja feita de forma planejada e assertiva.

TOLEDO
Na suinocultura temos um bom exemplo de sucessão familiar e evolução na atividade que vem da família Sosnoski, da Linha Boiko em Toledo, oeste do Paraná. Em uma área de quatro alqueires, tem a suinocultura como atividade principal e vem sendo feito através dos trabalhos dos filhos Tiago Luiz e André Vagner Sosnoski. “O trabalho aqui foi iniciado há muitos anos pelos meus pais e sempre ajudamos na lida do campo e também aprendendo. Mas era preciso estudar, algo que eles sempre primaram para eu e meus irmãos. Agora, devido a problema de saúde e também porque eles precisam trabalhar menos, meu irmão e eu é quem tomamos a frente da propriedade, mas sempre com a participação deles nas decisões”, explicou Tiago. Família cooperada tem o pai Osmar Luiz Sosnoski, mãe Marilei Novakoski Sosnoski e a irmã Anna Elisa Sosnoski.

RAÇÃO
O cooperado enfatizou que nesses mais de dois anos que está em parceria com a Primato na integração da suinocultura, está sendo uma experiência muito positiva, principalmente na evolução da propriedade. “Estamos há dois anos com a integração com a Primato, na parte de terminação e com 4.600 animais alojados, estamos muito felizes com essa parceria, pois era algo que estávamos há muito tempo almejando”. Tiago enalteceu a questão da nutrição do seu plantel e a ampliação da estrutura na propriedade. “A ração da Primato é muito boa, pois é possível perceber como os animais estão sadios, ganhando peso conforme o estabelecido e como fazemos a parte final do processo, o próprio animal já chega aqui em melhor condições, então é seguir o recomendado”.

COOPERATIVA
Segundo Tiago, ser cooperado sempre foi o sonho de toda a família. “Sempre foi o nosso sonho fazer parte de uma cooperativa que fosse de Toledo. Nos associamos e aguardamos a vaga para sermos integrados da suinocultura, o que graças a Deus aconteceu há mais de dois anos”. A relação com a cooperativa foi classificada como excelente pela família Sosnoski. “Por isso estamos investindo na estrutura das granjas, seguindo direitinho as recomendações da assistência técnica, que está sempre em contato e em visitas periódicas, por isso estamos muito felizes e esperamos que só venha a crescer”, concluiu Tiago.

 

Voltar