Cooperativismo

O cooperativismo surgiu como alternativa àqueles que buscavam na cooperação solidária a solução para problemas econômicos causados pela concentração do capital. Tem como princípios norteadores valores como auto-ajuda, ação conjunta, auto-responsabilidade, igualdade e equidade. Em sua essência, o membros de cooperativas devem crer nos valores éticos de honestidade, transparência, responsabilidade social e interesse pelos outros.

Estes princípios norteiam a forma de atuação das cooperativas, sendo os alicerces que se destacam: Adesão Voluntária e Livre, Gestão Democrática e Livre, Participação Econômica dos Cooperados, Autonomia e Independência, Educação, Formação e Informação, Intercooperação e Interesse pela Comunidade.

Em qualquer parte do mundo, independente dos regimes econômicos e políticos, as cooperativas seguem estes princípios na busca solidária de soluções para problemas comuns das pessoas que as integram. A Primato busca atuar, crescer e desenvolver suas atividades, sempre pautada nesses princípios e valores.