Projeto quer aumentar produção e qualidade do leite

Um projeto desenvolvido em parceria entre a Frimesa e a Primato Cooperativa Agroindustrial quer não apenas aumentar a produção de leite da cooperativa, mas também elevar a qualidade do produto. No fim do mês passado houve o lançamento deste projeto integrante do PriMais Leite. Utilizando um recurso de ICMS, oriundo da operação de leite, alguns cooperados foram selecionados para este projeto.

“Podemos trabalhar em alguns pilares, como a genética dos animais para melhorar a parte de qualidade do leite e produtividade, bem como da própria organização dentro da propriedade do nosso cooperado”, comenta o gerente de Divisão de Industrialização Juliano Millnitz.

Dentro deste novo cenário, na semana passada a cooperativa entregou a primeira parte dos produtos custeados pela Frimesa e pela Primato especialmente para o produtor, “ou seja, não tem custo para o nosso cooperado para que ele consiga melhorar alguns indicadores na sua propriedade”, aponta Juliano Millnitz, citando os itens: qualidade do leite, produtividade e a rentabilidade, trabalhando a gestão de toda a propriedade.

Edilberto José Barbosa, coordenador das áreas de Agropecuária/Leite, explica que através do projeto mais leite saudável foi feita a entrega de detergente para parte de qualidade do leite; No total serão 53 produtores na região oeste durante os 3 anos de duração do projeto. O objetivo, segundo Edilberto, é “aumentar em torno de 15% a produção.

Ainda de acordo com o coordenador, o programa trará benefícios importantes ao cooperado, como a melhora a qualidade do leite, aumento da produção, bonificações alguns produto para produção, além de toda assistência técnica oferecida pela Primato e Frimesa.

“Com isso traremos também benefícios à cooperativa, com uma melhor relação com o cooperado e o fomento da atividade na região”, finaliza Edilberto.

O QUE É

O Programa Mais Leite Saudável (P.M.L.S.) é um programa criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visando incentivar o produtor rural a produzir um leite mais saudável para a população consumidora deste valioso alimento. Foi regulamentado pelo decreto n° 8.533/2015 e estabelecidos os procedimentos para habilitação pela I.N. (Instrução Normativa MAPA n° 8/2017. Uma vez habilitada, as empresas e cooperativas produtoras de lácteos, permite apropriar-se de créditos presumidos sobre a aquisição de de leite “in natura”. Sobre o PIS/Confins gerado ela tem que aplicar um mínimo de 5% do valor resgatado nas propriedades leiteiras. O valor da aplicação é proporcional ao valor mensal da compra específica do mês em questão.

“A Primato é a primeira cooperativa da central Frimesa a beneficiar-se de todo o leite in natura adquirido”, comenta Eduardo Portugal, coordenador do projeto na Frimesa. Ainda segundo Portugal, “os efeitos decorrentes deste incentivo, vão gerar assistência técnica prioritárias para desenvolvimento de atividades especificas: Gestão da propriedade; implementação das BPAs (Boas práticas Agropecuárias); capacitação; melhoramento genético dos rebanhos leiteiros e Educação Sanitária na Pecuária”.

Eduardo Portugal destaca que com os incentivos do P.M.L.S. os produtores vão produzir um leite de qualidade superior, o que, “por consequência, resultará em produtos da cadeia de produção tenham um qualidade diferenciada no mercado impulsionando sua competitividade e elevando a margem de ganhos de cada produto”.

Voltar