Primato participa do Programa de Educação Política para o Cooperativismo

O cooperativismo brasileiro se articula para ampliar e aprimorar sua representatividade política nas eleições de 2022. Mais do que aumentar o número de parlamentares de sua bancada no Congresso Nacional, o setor trabalha para formar uma base de apoio qualificada e alinhada com a causa cooperativista. Desde 1986, a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) tem agrupado deputados federais e senadores identificados com o movimento cooperativo do país, um trabalho que tem sido fundamental para garantir marcos regulatórios adequados ao setor. Para impulsionar o engajamento e conscientização de seus públicos, o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) lançou, em 2018, o Programa de Educação Política para o Cooperativismo, uma ação que retorna aprimorada em 2022. A essência do projeto é fomentar a participação política dos cooperativistas brasileiros, potencializando a representação político-institucional do setor.

APOIO

A Primato Cooperativa Agroindustrial tem, desde o início, se empenhado em divulgar o programa e despertar nos cooperados a necessidade de votar em candidatos alinhados com agronegócio e, claro, o cooperativismo. O responsável pelo programa na Primato é o vice-presidente Cezar Luiz Dondoni, que destacou os bons resultados do programa já em 2018, na época chamado de Paraná Coop +10.

Dondoni ressalta que para este ano os subsídios estão bem melhores e cita que toda sexta-feira é feita uma reunião online. Para ele o encontro realizado em julho deste ano, em Brasília, foi importante para os parlamentares demonstrarem aquilo que efetivamente está sendo feito pelo agronegócio, além de proporcionar um conhecimento mais amplo do trabalho realizado pela OCB e a Frencoop.

Cezar Luiz Dondoni lembra que durante as 16 reuniões de campo ou nos encontros com a diretoria ou gestores, tem falado sobre o programa e como funciona, os objetivos e destaca a importância muito grande em ter uma Frente Parlamentar do Agronegócio forte e atuante.

O vice-presidente da Primato lembra que o Programa de Educação Política é um movimento apartidário, “porque temos 9.400 associados e nem todos são do mesmo partido”, diz ele, apontando que para a eleição deste ano, 28 candidatos a deputado federal e senador já estão comprometidos com o programa. “Necessariamente tem de ser favorável ao agro e ao cooperativismo. A gente deveria votar por convicção e não por obrigação”, resume Cezar Luiz Dondoni.

RESPEITO

Neutralidade ideológica e partidária é a tônica das ações de conscientização política no cooperativismo. “Trabalhamos numa linha técnica, com uma representação legítima, baseada em dados e com atuação transparente e diálogo. Temos nossa trincheira de dignidade e somos respeitados por isso”, ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

O Paraná se engajou novamente no Programa, com a expertise de tê-lo implantado em 2018, aproveitando o aprendizado para aprimorar e ajustar as ações previstas com o foco nas eleições de 2022. O presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José
Roberto Ricken, afirma que, para o pleito deste ano, a expectativa é unir mais de 2 milhões de paranaenses, com o trabalho direto de multiplicadores que representam as 222 cooperativas registradas na entidade, e que irão expandir a rede para centenas de lideranças do setor. Os multiplicadores são profissionais de cooperativas que estão sendo capacitados em oficinas onde recebem treinamento em temas como cidadania e participação, sistema político e eleitoral, engajamento e liderança ativa, o papel das políticas públicas, voz e protagonismo e ações práticas. “Nossa missão é conscientizar o público cooperativista para um voto adequado. Disseminar a educação política junto aos cooperativistas do Paraná, contribuindo para o engajamento e a valorização das ações da Frencoop no Congresso”, frisa Ricken.

Fabíola Nader Motta, gerente geral da OCB, relata que os eixos de atuação do Programa de Educação Política se fundamentam em cinco propósitos: propostas para um Brasil mais cooperativo; boas práticas de como atuarmos no processo eleitoral; comunicação e mobilização digital; prestação de contas e atuação de parlamentares; engajamento, participação e representação cooperativista. “Partimos da premissa que o cooperativismo contribui e pode ajudar ainda mais o país a crescer de forma justa, econômica e socialmente. Por isso, precisamos que os representantes eleitos reconheçam a importância do setor e empunhem nossas bandeiras no Legislativo”, afirma. Para aqueles que preferem manter distância dos debates políticos, Fabíola lembra que “a política não deixará de ser feita só porque você não está participando dela. Ela continuará a existir, e quem não participa fica sem voz e protagonismo no que está sendo discutido.”

A advogada Daniely Andressa da Silva, coordenadora de Relações Parlamentares da Ocepar, explica as premissas que norteiam as ações do programa de educação política no Paraná. “É um trabalho que exige o envolvimento das cooperativas, Ocepar e OCB, tendo como fundamentos a integridade, legalidade e princípios democráticos, a difusão de informações com fontes fidedignas e verificadas pelas equipes institucionais, valorização das ações de representação e o compromisso de compor a Frencoop.”

AÇÕES ACOMPANHADAS

O Programa de Educação Política do Cooperativismo está pautado em ações compartilhadas entre a OCB, unidades estaduais, cooperativas e cooperados. Cabe à OCB a recomendação de diretrizes do programa, geração de conhecimento técnico (materiais) e elaboração de propostas para o cooperativismo, cartilha de boas práticas, perfil parlamentar, vídeos, cards e demais materiais informativos. As unidades estaduais implementam o programa, atuam para engajar a base cooperativista, formam coordenadores, multiplicadores e grupos focais. Às cooperativas cabe a responsabilidade de indicar os nomes que vão compor os grupos focais, multiplicadores, coordenadores e participantes voluntários nos diferentes públicos cooperativistas, entre eles jovens e lideranças femininas. Os cooperados são os disseminadores do programa nas comunidades onde o cooperativismo está inserido. São eles que compartilham as ideias e informações do programa, como a importância do voto consciente, nas redes sociais e junto a suas famílias e amigos.

 

Programa de Educação Política para o Cooperativismo Brasileiro

Objetivos

Fomentar a conscientização, o engajamento e a participação política do cooperativismo brasileiro e potencializar a sua representação político-institucional

Impulsionar a eleição e reeleição de candidatos comprometidos com o cooperativismo e fomentar o engajamento político de jovens, mulheres e demais lideranças cooperativistas

Conscientizar as cooperativas sobre o impacto das políticas públicas para os negócios

Transparência e prestação de contas na atuação do Sistema OCB e Frencoop

Ampliar a participação do cooperativismo na construção de propostas aos presidenciáveis

 

Eixos de atuação

Proposta para um brasil mais cooperativo

Boas práticas de atuação no processo eleitoral

Comunicação e mobilização digital

Prestação de contas da atuação de parlamentares

Engajamento, participação e representação cooperativista

Fonte: Sistema OCB/2021

 

Atuação estratégica

Unidade Nacional

Recomendação de diretrizes do Programa, geração de conhecimento técnico (materiais); e elaboração de propostas para o cooperativismo, cartilha de boas práticas, perfil parlamentar, vídeos, cards e demais materiais informativos.

 

Unidades estaduais

Implementação do Programa, com o devido engajamento da base cooperativista, conforme o perfil e características de cada local. Formação de coordenadores e grupos focais.

 

Cooperativas

Indicação de grupos focais, coordenadores e delegações de jovens e lideranças femininas para amplificarem o impacto do Programa.

 

Cooperados

Disseminadores do Programa nas comunidades onde o cooperativismo está inserido. Compartilhamento de ideias, necessidades, estratégias, prioridades e propostas do cooperativismo nas redes sociais e junto a suas famílias e amigos.

 

Possibilidades

Formulação de propostas para candidatos ao governo estadual e ao legislativo

Formação de lideranças cooperativistas, inclusive grupos de jovens e mulheres

Canais de comunicação nas redes para compartilhar informações sobre eleição e candidatos

Cursos e palestras de educação política e legislação eleitoral

Encontros regionais com candidatos cooperativistas

Formação de movimentos em prol do voto em candidatos cooperativistas

Contato com partidos e movimentos para incluir o cooperativismo em suas plataformas

Fonte: Sistema OCB/2021

 

Sobre a Frencoop

Composta ao todo por 280 parlamentares – 253 deputados, dos quais 20 do Paraná, e 37 senadores, entre eles, três paranaenses – a Frencoop foi criada em 1986 com a missão de pautar os temas de interesse do cooperativismo no Congresso Nacional, divulgando e defendendo as principais ações para o desenvolvimento do setor no país.

Cooperativas do Paraná participam de oficina para multiplicadores em Brasília

Representantes de 30 cooperativas paranaenses que integram o Programa de Educação Política no Cooperativismo, coordenado pelos Sistemas OCB e Ocepar, se reuniram em Brasília, nos dias 6 e 7 de julho, com nove deputados que integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) no Congresso Nacional.

Participaram do primeiro dia no auditório da OCB, o presidente da Frencoop, deputado pelo Espírito Santo, Evair de Melo, e os parlamentares paranaenses: Aline Sleutjes, Sérgio Souza, Osmar Serraglio, Pedro Lupion, Ricardo Barros, Gustavo Fruet, Luiz Nishimori e Leandre Dal Ponte. Quem também prestigiou a reunião foi o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Voltar