Tinga fala de decisões e coragem aos jovens líderes cooperados

Quem conhece mais de perto a paixão que o futebol desperta nas nações de Grêmio e Internacional no Rio Grande do Sul, sabe que não é fácil vestir a camisa de ambos os clubes. Poucos ao longo dos mais de 100 anos de história dos rivais gaúchos tiveram esse privilégio. Menos ainda conseguiram atingir um grau de sucesso a ponto de ser respeitado pelas duas das mais fanáticas torcidas do esporte nacional. Paulo César Tinga é o único da ter esse privilégio. Mesmo sendo Colorado de coração. “O sucesso foi ter vestido a camisa. Não dos clubes, mas de mim mesmo”, afirmou ele durante o Cooperlíder Jovem, evento realizado na Associação da Primato Cooperativa Agroindustrial, em Toledo, que recebe a edição de 30 anos do evento organizado anualmente pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR e na edição 2022 conta com o apoio da Primato. O objetivo é incentivar a participação do jovem e desenvolver suas competências para a futura liderança nas cooperativas.

Tinga contou um pouco de sua trajetória. Do início humilde na Restinga, bairro na periferia de Porto Alegre (RS) até os gramados de vários clubes brasileiros e, durante os 20 anos de carreira, ainda no Japão, Portugal e Alemanha, “mas que só aconteceu porque eu subi no ônibus”, contou ele ao lembrar da persistência em treinar e fazer testes quase sem fim antes de ser aprovado no rival Grêmio e ouvir seus amigos quase o fazerem desistir do sonho. “Mas eu queria tirar minha família da favela, queria melhorar aminha vida. Quando você faz por si próprio as coisas acontecem”, ensinou Tinga.

CORAGEM

“Todos os dias temos decisões para tomar, tem um ônibus para subir. Toda vez que falamos nisso é preciso coragem”, afirmou Tinga, destacando que é o medo faz a gente se preparar. Um desses medos vencidos por ele foi em 2015, quando se aposentou do futebol e decidiu voltar a estudar e todos os dias enfrentava vários medos e a vergonha em perguntar. “O grande desenvolvimento do mundo surgiu através das perguntas”, disse ele, ressaltando que se alguém “quer fazer a diferença, seja curioso. É simples, mas não é fácil”.

VISTA SUA PRÓPRIA CAMISA

De acordo com Tinga, a falta de confiabilidade é o grande desafio do Brasil atualmente, muito pela falta de responsabilidade das pessoas em geral. “Seja responsável. Entregue. Assuma os erros e não transfira o problema aos outros. Seja confiável porque isso faz a diferença”, analisou o ex-atleta.

Além disso, de acordo com ele qualquer um pode fazer a diferença vestindo a camisa, “mas primeiro é preciso vestir sua própria camisa”. Tinga emendou: “Mas vestir com lealdade e aí você vai vestir a camisa da empresa onde você estiver porque os sonhos não são iguais”.

PESSOAS SÃO CRUCIAIS

Outro ponto abordado por Tinga durante o encontro com os jovens cooperados foi a gestão de pessoas, tema principal de sua palestra. “Quer ser respeitado fique perto das pessoas. Não podemos nos distanciar das pessoas”, comentou ao destacar que hoje o maior desafio de qualquer empresa é a gestão das pessoas. “Pode vir qualquer tecnologia, o ser humano ainda é o protagonista. E será maior ainda porque queremos”, afirmou. Ainda de acordo com Tinga, o melhor curso de gestão de pessoas é falar com as pessoas.

Entre tantas lições que Paulo César Tinga deixou durante o Cooperlíder Jovem, a principal é que “nós podemos mais e o futuro do nosso Brasil está na mão desses jovens e eles podem mais”.

Voltar