Carne suína: esqueça os mitos e aproveite o sabor da proteína animal mais consumida do mundo

Confira os argumentos para deixar o preconceito de lado e colocar a carne de porco de vez no seu cardápio

Para você que olha com desconfiança para a carne suína, um alerta: está perdendo a oportunidade de inserir um alimento saudável, nutritivo e com um excelente custo-benefício em sua alimentação. As formas de produção da carne suína foram aperfeiçoadas com o tempo e alguns pontos que deixavam dúvidas sobre a qualidade dessa proteína não existem mais quando você compra carnes com procedência.

Apesar de no Brasil a carne suína não estar no topo das preferências do consumidor, no mundo é a proteína animal mais consumida. Aproximadamente 110 milhões de toneladas de carne de porco são produzidas e consumidas por ano. A variedade de cortes é grande: são mais de 20 opções, que vão desde a popular bisteca até o pernil, que é uma ótima pedida para um almoço especial.

A Primato Cooperativa Agroindustrial garantiu os melhores índices de conversão alimentar e mortalidade de suínos entre as filiadas Frimesa, com base em um trabalho minucioso de originação, dando suporte ao produtor da criação dos animais até a garantia de compra do produto, que chega às unidades do Primato Supermercado. Neste ano, a previsão é que os números sejam ainda melhores, com o aumento em 100% das matrizes, leitões em crechário e animais em terminação.

A carne suína é muito gorda?
No passado, o foco da produção de suínos estava em animais maiores e com maior porcentagem de gordura na carcaça. O óleo de soja tomou o espaço da banha de porco no mercado, diminuindo a demanda. Com isso, a seleção e o melhoramento genético reduziram o percentual de gordura, de 54% para 22%. A carne suína perdeu 10% de colesterol e 14% de calorias, por isso, ela é considerada muito saudável e saborosa. Alguns cortes dela são tão magros quanto um peito de frango. Para se ter uma ideia, uma porção de 100 gramas de lombo de porco tem 6% de gordura. A mesma quantidade de peito de frango, chega a 13%. No cupim do boi, encontramos 28% de gordura, na mesma porção.

A carne suína transmite doenças?
Antigamente, os porcos eram criados fora de um espaço monitorado. Com essa falta de cuidado, as questões sanitárias não eram uma grande preocupação. A criação de suínos como é feita hoje deixa esse problema no passado: os animais vivem em confinamentos ou soltos em ambiente controlado, têm uma alimentação balanceada e com muito rigor no controle sanitário.

Carne de porco só serve como prato típico de domingo
Sem dúvidas, aquele porquinho à pururuca, crocante por fora e suculento por dentro, é uma ótima pedida para os domingos em família. Mas, a carne de porco tem potencial para ser incluída bem mais vezes em seu cardápio semanal, podendo ser usada em receitas fáceis e simples no dia a dia. Temos dois exemplos deliciosos a seguir:

Panceta na panela de pressão

Ingredientes
Uma panceta;
Alho;
Sal;
½ xícara de óleo;

Como fazer?
Corte a panceta em cubos médios e coloque os pedaços em um recipiente com água para temperá-los com sal, alho e os outros temperos que você preferir.
Coloque o óleo na panela de pressão e, na sequência, a panceta. Antes de ligar o fogo, remova a borracha da tampa da panela, para evitar que ela pegue pressão.
Com a panela fechada, deixe a panceta cozinhar/fritar por 15 minutos. Abra a panela, mexa e repita o processo mais duas vezes.
Depois, coloque a panceta sobre papel toalha para tirar o excesso de gordura e sirva.

Lombo suíno com couve e legumes

Ingredientes:
3 colheres de óleo;
1kg de lombo suíno em cubos;
3 batatas;
2 cenouras;
2 cubos de caldo de bacon;
2 xícaras de água quente;
2 colheres de extrato de tomate
1 xícara de vagem
1 abobrinha
1/2 maço de couve fatiada
Sal a gosto
Cheiro verde

Modo de preparo
Frite o lombo até dourar. Adicione a batata e a cenoura picadas, o caldo de bacon dissolvido na água, o extrato e cozinhe por 15 minutos. Acrescente a vagem e a abobrinha também picadas e cozinhe por mais 5 minutos. Adicione a couve, tempere com sal e misture. Polvilhe com cheiro verde e sirva.

Nas unidades do Primato Supermercado, você encontra diversos cortes de carne
suína, com a garantia de procedência e ainda com o estímulo à pecuária regional.

Voltar