Seguro agrícola: incentivo e proteção para o agronegócio

Primato Corretora oferece a modalidade com o objetivo de minimizar perdas e prejuízos provocados por fenômenos climáticos e preservar investimentos dos cooperados

Quem trabalha diariamente com a vida no campo sabe que os imprevistos são muitos e que uma das maiores preocupações diz respeito às perdas de produção decorrentes de fatores climáticos. Cada vez mais vale a máxima de que a agricultura é uma indústria a céu aberto.

Pensando nisso e atento às mudanças no clima, o produtor está sendo convidado a uma nova mentalidade na gestão dos riscos da lavoura. Os mecanismos de proteção já não podem mais ser analisados com base no histórico de eventos do passado, mas, sim, nos riscos que poderão ocorrer no futuro. Todos os anos surgem novos exemplos de regiões que, embora não tenham apresentado registros recentes de perdas, sofreram com algum tipo de prejuízo relacionado a fenômenos da natureza. Especialmente no Oeste e Sudoeste, essa é uma realidade já conhecida pelos produtores rurais.

Diante deste complexo e imprevisível cenário, a Primato Corretora de Seguros enxergou a necessidade de uma proteção segmentada nas regiões de abrangência com o intuito de ajudar o universo da cooperativa a se proteger melhor por meio de benefícios aos cooperados. Por isso, entre as modalidades oferecidas está o seguro agrícola, um produto que oferece proteção contra uma ampla gama de eventos durante todo o ciclo de vida das culturas e que ganha cada vez mais espaço no mercado segurador.

Investimento em segurança
Do cuidado na hora de semear a plantação até a colheita, o produtor rural conta com vários fatores internos e externos que são cruciais para garantir o sucesso da safra, sendo o clima o principal deles. Além disso, analisando que o investimento na lavoura tem um valor considerável, aspectos como proteção e segurança devem ser prioridades no orçamento anual.

O agronegócio tem no seguro um dos melhores auxiliares para resguardar a renda e minimizar perdas e prejuízos. Entre os exemplos de coberturas estão as secas, raios, chuvas excessivas, granizos, trombas d’água, ventos fortes, incêndios, não germinação e não emergência. Tanto as lavouras permanentes como os cultivos temporários podem ser segurados. “Com o seguro agrícola, o produtor que tem sua lavoura comprometida por conta de fatores climáticos adversos pode recuperar o capital investido ou parte dele e dar continuidade na produção. Ou seja, se acontecer algum problema durante o cultivo da cultura, ele consegue suprir ao menos parte do prejuízo”, explica a corretora de vida e previdência da Primato, Nélia Paulo do Nascimento.

Contratação
A Primato Corretora de Seguros conta com o amparo de seis seguradoras parceiras na modalidade de seguro agrícola, cada uma delas com suas políticas de aceitação e coberturas para atender as necessidades dos cooperados, sem restrições quanto ao porte do produtor (pequeno, médio e grande).

A contratação do seguro agrícola deve respeitar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), utilizado para verificar se o local apresenta condições de solo e de clima adequados à implantação ou realização das atividades referentes a essa cultura. “Esse zoneamento é como um gráfico que o Governo Federal disponibiliza para todos os produtores acompanharem o plantio de cada cultura e as seguradoras também seguem isso. Então, se o produtor plantar fora desse período, por exemplo, o seguro não vai cobrir”, comenta Nélia.

Corretora
A Primato Corretora de Seguros está sediada nas instalações do complexo da cooperativa na Avenida J.J. Muraro, 625, em Toledo, oferecendo, em parceria com a Rede Lojacorr, além do agro, produtos e serviços do portfólio da rede nos segmentos de auto, vida, dental, residencial e empresarial que beneficiam um universo de cerca de 20 mil cooperados nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Para conferir estas e outras modalidades de seguros, entre em contato pelo telefone (45) 3056-7676.

Voltar