Junho Vermelho: colaboradores da Primato terão dia especial de doação de sangue

50 trabalhadores passarão por triagem para fazer a doação no dia 29 de junho. Ideia é ajudar a abastecer o Hemocentro em uma época de baixa no estoque

O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Primato está engajado em uma nova ação marcada para acontecer no dia 29 de junho. A equipe está organizando um momento especial de doação de sangue, numa iniciativa que faz parte do chamado “Junho Vermelho”, mês escolhido para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue e desenvolver a campanha que, no Brasil, acontece desde 2015.

O objetivo é incentivar as doações durante os meses mais frios do ano, época em que os Hemocentros registram níveis mais baixos de sangue em estoque. “Levantamos essa bandeira especialmente no momento em que vivemos hoje, fazendo nossa parte evitando aglomerações, tomando todos os cuidados e também contribuindo com a doação de sangue”, comenta Patrícia Geller, técnica de enfermagem do trabalho da cooperativa.

O que vai acontecer no dia 29?
Um dia especial foi agendado para que 50 colaboradores da Primato possam fazer doação de sangue no Hemocentro de Toledo. “O nosso presidente vai puxar a frente e será o primeiro doador do dia. Isso é muito importante para que as outras pessoas também se sintam motivadas a participar. Será com horário agendado, com todas as medidas de prevenção da Covid-19. Vamos fazer uma orientação prévia sobre cuidados, alimentação, condição física para doar”, explica Patrícia.

Para os colaboradores
A orientação é que os interessados procurem o setor de saúde ocupacional da cooperativa para que sejam repassadas as recomendações necessárias para a doação. “Será feita uma triagem para verificar se a pessoa se enquadra no perfil de doador, para garantir que os 50 colaboradores agendados para o dia 29 possam realmente fazer a doação”, recomenda a técnica.

Para a comunidade externa
A intenção também é incentivar que a comunidade como um todo abrace essa causa. “Temos em média 1300 colaboradores. E temos uma responsabilidade com as famílias deles que estão inseridas na comunidade. É importante pensarmos que Toledo não atende só a própria cidade, mas sim vários municípios da região e é por isso que todos que puderem façam uma doação”, alerta Patrícia.

Serviço
Para quem se sentir motivado pela ação e desejar fazer o mesmo, a orientação é procurar o banco de sangue mais próximo, se informar sobre os critérios para doação e agendar um horário. Em Toledo, os dados do Banco de Sangue são os seguintes:

– Horário de funcionamento: segunda-feira das 7h30 às 10h30 e de terça à sexta-feira das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h.

– Endereço: Rua Almirante Barroso, 2490 – Centro

– Agendamento por telefone: (45) 3379-1993

Voltar