Primato expande portfólio e lança novos produtos de nutrição animal

Suplementos das linhas Prima Raça e Pecpar ajudam a impulsionar o desempenho dos rebanhos e manter o padrão nutricional em períodos de estiagem. Com palestras e treinamentos, lançamento será realizado neste sábado (14)

A proximidade dos meses mais secos e frios traz aos pecuaristas produtores a necessidade de planejar a dieta do rebanho para evitar a perda do desempenho dos animais conquistado nos meses mais chuvosos. No período de estiagem, quando os pastos passam a não apresentar níveis satisfatórios de proteína, vitaminas e minerais, recomenda-se aos produtores fornecer uma suplementação nutricional aos bovinos para manter positivos os índices zootécnicos e, consequentemente, a produtividade e a rentabilidade do rebanho.

Em função disso e com o intuito de auxiliar os cooperados a encontrarem soluções para continuarem impulsionando a pecuária leiteira e de corte, a Primato Cooperativa Agroindustrial expandiu o portfólio de suplementos nutricionais e apresenta 14 novos produtos vitamínicos, minerais e protéicos. São seis da linha Prima Raça, marca própria da Primato, produzidos na fábrica de Verê, no Sudoeste, e oito da Pecpar, unidade de nutrição animal localizada em Dourados (MS) e a mais recente aquisição da cooperativa paranaense.

Maior produtividade
As duas linhas de produtos trazem a marca e a expertise da Primato com relação à nutrição animal e carregam em suas fórmulas as soluções para demandas observadas junto aos cooperados que trabalham com a bovinocultura leiteira e de corte. “A Primato tem uma atuação bastante grande na questão comercial, não só no Paraná, como em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, além de uma gama de clientes. Com a atuação na fabricação de ração, percebeu-se que havia uma lacuna para complementar por conta dessa deficiência e que poderíamos trabalhar com essa nutrição”, comenta Vicente Matsuo, médico veterinário e coordenador de inovação, pesquisa e desenvolvimento da cooperativa.

O desempenho de animais a pasto depende de uma série de fatores, como quantidade e qualidade da forragem, taxas de proteína, energia e minerais, dentre outros. Por isso, é sempre muito importante contar com o reforço da nutrição animal através da suplementação, que fecha as lacunas deixadas pela curva sazonal de crescimento das pastagens e a baixa disponibilidade de alimentos. “Acontece que nesse período de seca e de baixa qualidade desses alimentos, os animais acabam perdendo peso e leva mais tempo até que a pastagem volte a se recuperar e os animais também recuperem a sua condição corporal. Se o produtor conseguir suplementar neste período de inverno com alimentos proteicos e energéticos não terá essa perda e ainda entrará em uma época com qualidade melhor de pastagem com o animal já ganhando peso de forma mais significativa”, evidencia.

Lançamento
Direcionado aos vendedores internos e externos, bem como os assistentes técnicos comerciais (ATCs), o evento de lançamento dos novos produtos será realizado neste sábado (24) na Associação da Primato, em Toledo.
O encontro contará com palestras e um treinamento técnico acerca dos suplementos para capacitar os profissionais. “Uma das palestras será sobre ‘Funil de Vendas e Captação Ativa’ direcionada para a captação de novos clientes. Já na segunda palestra, denominada ‘Inovação e Crescimento da Primato’ eu vou falar um pouco sobre os produtos, a tecnologia de CRM (Customer Relationship Management) e a expansão da cooperativa”, destaca o gerente de industrialização da Primato, Juliano Millnitz.
Além disso, conforme o profissional, o objetivo também é fazer o lançamento da campanha de inverno, que será composta pelos produtos lançados. “Ela vai acontecer até o dia 31 de maio com prazos de pagamento e retirada para o cooperado de cinco meses. Isso para que ele consiga passar por todo o período de inverno, onde aumenta a produção de leite e, consequentemente, precisa de uma demanda maior na suplementação já que há uma escassez no pasto em função do frio e das geadas”, reforça.

Orientação e adequação
Aliado a uma campanha de vendas direcionada a um momento específico, como é o caso do inverno, também é necessário um programa nutricional para ser trabalhado de forma conjunta. Dessa forma, a orientação para as equipes técnicas e comerciais, além da apresentação dos novos suplementos, também faz com que os profissionais posicionem os produtos de forma correta no campo. “Queremos trabalhar essa questão técnica em cima dos produtos e o posicionamento precisa validar os benefícios deles no campo. Esse é um cuidado que a gente está tendo. Milhares de produtos podem ser encontrados no mercado, mas eles se tornam bons ou ruins de acordo com a recomendação fornecida ao produtor. Não adianta ter o melhor produto do mundo e não fornecê-lo de forma correta e no momento em que o animal precisa”, ressalta Vicente.

O profissional enaltece que é necessário existir essa análise e adequação em função das diferentes estruturas de propriedades e também das condições de alimentos existentes em cada uma. “Isso porque de acordo com as condições da qualidade do pasto, um tipo de produto específico será recomendado. Se eu tenho um pasto de melhor qualidade, posso recomendar um suplemento mineral. Mas se o pasto já está um pouco passado do ponto, mais grosseiro, com a friabilidade um pouco menor, eu recomendo um produto com uma média ingestão por quilo de peso vivo. E nesse segmento se encaixam os produtos proteicos energéticos”, exemplifica, acrescentando: “Mas se realmente tem uma escassez muito grande de alimentos, tenho que fornecer um produto que o animal irá consumir em grande quantidade para poder suprir essa deficiência muito maior. Então vou entrar com um concentrado, tipo uma ração, com fornecimento de 1%, 1,2% do peso vivo do animal para ele conseguir se abastecer em função de não ter o alimento disponível a base de pastagem, na forragem”.

Expansão com qualidade
De acordo com Juliano, 90% da comercialização na linha de rações da Primato é direcionada à bovinocultura de leite. Por isso, a suplementação da linha Prima Raça está desenhada para complementar os demais produtos que compõem a linha de nutrição animal. Estrategicamente, a unidade de fabricação da linha está situada na maior bacia leiteira do Paraná. Ao longo do ano devemos fazer mais lançamentos de produtos da nossa linha. A Pecpar conta hoje com uma linha de aproximadamente 70 produtos e já estamos trazendo oito para o Paraná. O objetivo da cooperativa é proporcionar produtos de qualidade com preço mais competitivo para o produtor. Com a aquisição da fábrica em Mato Grosso do Sul a gente entra ainda mais no mercado de corte e expande a cooperativa em outro estado do Brasil”, conclui o gerente de industrialização da Primato.

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