Suinocultura e pecuária desenvolvida em família

Segundo um estudo de desenvolvimento regional de 2019 sobre processo, políticas e transformações territoriais, define diversificação da propriedade como uma estratégia de diversificação reconhecida como um dos meios que proporciona a sustentabilidade de uma propriedade no meio rural (ANSOFF, 1958). Segundo consta, a partir do momento que o produtor rural começa a buscar novas fontes de receitas em sua propriedade, expandindo suas fronteiras para novos negócios, permite-se uma transição do processo de mercantilização e de crescente orientação da ação voltada para o mercado.
Uma das principais atribuições está ligada ao melhor uso da terra e dos espaços, aliando o conhecimento em mais de uma atividade, que usualmente é feita pela agricultura, pecuária e suinocultura.
Mas existem exemplos em que a melhor forma de diversificação é aquela que atende as necessidades do produtor e da cooperativa na qual faz parte. Neste contexto, se o cooperado ou cooperada, ou mesmo ambos tem habilidades para gestão de suinocultura e pecuária de leite, a possibilidade de evolução, melhores resultados e remuneração são ainda maiores para todos os envolvidos.

TOLEDO
Um bom exemplo de diversificação de atividades na propriedade vem do casal de cooperados do KM 41, no distrito de Dez de Maio, em Toledo (PR). O cooperado Edimar Alexandre Rafaeli e sua esposa Elaine Bombardelli. Ele cuida da parte de suinocultura e ela a parte de leite. “Nossa propriedade é de 18 hectares onde atuamos com suinocultura e também com gado leiteiro. Na parte de suínos tem atualmente um plantel de 1010 animais na fase de terminação, quando ficam em média 115 dias em nossa granja”, explicou Edimar que complementou, “sou integrado da Primato há mais de nove anos e estamos firmes nesta parceria”.
Por sua vez, Elaine é quem cuida da parte de gado de leite. “Nosso plantel geral é de 56 animais, sendo 28 em lactação, com uma média geral de 16 litros cada em duas ordenhas diárias”.

RAÇÃO
Edimar fez o seu relato sobre a nutrição animal da suinocultura. “Na minha opinião a ração da Primato é muito boa, vejo diariamente a evolução dos animais e seu ganho de peso de forma uniforme e correta. Além do mais, o que escuto por aí é que se trata de uma das melhores rações que tem no mercado, então, ficamos tranquilos com relação à nutrição animal”, destacou Edimar.
“Na parte de leite estamos utilizando a Prima Raça 22% e classifico como muito boa. Fazemos uma variação entre essa e a 18%, dependendo do valor no fechamento do pedido. Desde sempre usamos a ração da Primato e considero que é sim uma das melhores, tanto na sanidade dos animais, na produção, então estamos satisfeitos com esta parte de nutrição no gado leiteiro”, enalteceu Elaine.

COOPERATIVA
O cooperado fez questão de destacar a boa parceria com a cooperativa. “Sou cooperado há mais de 10 anos e na suinocultura eles estão sempre nos atendendo muito bem, temos visitas periódicas da assistência técnica, lotes excelentes para trabalhar, boas negociações, então, eu estou feliz com a parceria”, disse Edimar.
“Na parte do leite temos uma boa relação mas sempre digo que brigamos pelo melhor negócio, mas creio que isso é normal em qualquer relação. O importante é que no final sempre nos entendemos e temos boas condições com a Primato, além de no final de cada ano termos a parte na distribuição de sobras, então, classifico como positiva a relação”, concluiu Elaine.

Voltar