O importante papel do cooperado para a cooperativa

Um dos temas mais debatidos na atualidade é a questão da sucessão familiar, fazendo com que as propriedades possam ser gerenciadas pelas gerações de produtores rurais que nela estão. Mas há de se pensar também na sucessão dentro da cooperativa, havendo maior envolvimento de cooperados a fim de colaborar com a evolução e continuidade das ações no contexto como empresa.
Por isso a participação de cooperados como conselheiros, auxiliando e construindo estratégias é tão importante quanto a cooperativa para seus cooperados. Cientes de que o tempo é escasso para tantas atividades do dia a dia, é preciso considerar esses esforços extras para o bem de todos os envolvidos. 
Outro ponto importante é o retorno às atividades no campo. Existem alguns casos que os filhos saíram da propriedade para estudos e trabalho e, mesmo com a vida consolidada, retornaram à propriedade para assumir os desafios da lida no campo, auxiliando os pais que precisam de ajuda.

CASCAVEL
E para exemplificar esses dois tópicos temos o caso do cooperado Marcelo Tracz, da localidade de Bairro Preto, Linha Novo Horizonte em Cascavel (PR). “Nossa propriedade no total são dez alqueires, dividido ao meio sendo que meu pai toca uma parte e eu a outra. Atuamos com atividade leiteira, suinocultura e um pedaço agrícola”, explicou Marcelo que complementou, “eu retornei para a propriedade rural, deixando casa e trabalho na cidade porque meu pai estava ficando mais velho e não poderia mais tocar tudo sozinho. Não é uma decisão fácil, mas penso que foi a melhor coisa que fiz”.
O cooperado faz parte do Conselho Fiscal da Primato e faz questão de destacar a importância do envolvimento dos cooperados na cooperativa. “O ideal seria que todos os cooperados participassem e se envolvessem, pois somente assim as pessoas entenderiam a importância, o que representa a cooperativa e como a participação é fundamental para a evolução da mesma”, disse.

NUTRIÇÃO
“Nosso plantel geral é de 70 animais, sendo 42 em lactação que tem uma média diária de 28 litros de leite cada em duas ordenhas por dia”, explicou Marcelo que complementou, “nós utilizamos a Prima Raça 22% especial há mais de três anos e avaliamos que funciona, afinal, nossa produção vai bem e apesar de não termos uma mega estrutura os resultados são excelentes, a sanidade dos animais em dia, e estamos fazendo um trabalho forte na orientação para melhorar ainda mais essa produção seguindo a assistência técnica da cooperativa”.

COOPERATIVA
Sobre o relacionamento com a cooperativa Marcelo destaca o papel importante que ela tem na representatividade e na orientação dos cooperados. “A relação com a cooperativa é essencial e indispensável, afinal, não há como o cooperado ter todo o conhecimento necessário do que precisa para desenvolver um plantel de animais. Por isso, precisamos seguir a assistência técnica que recebemos da cooperativa sobre qual a nutrição animal adequada, quais os medicamentos necessários e tantas outras coisas que envolvem a atividade, isso traz a garantia de que estamos fazendo o trabalho de forma assertiva, por isso, estou muito satisfeito com a relação junto à Primato”.

Voltar