Live de lançamento Campanha Outubro Rosa

Na última quarta-feira (07) aconteceu o lançamento da campanha Outubro Rosa da Primato com a Live “Juntos na Luta Contra o Câncer de Mama” transmitida pelo canal oficial da cooperativa. As convidadas da Live foram a técnica de enfermagem do trabalho, Patrícia Geller, a médica do trabalho, Tatiana Krollmann, a gerente e farmacêutica responsável da Farmácia Primato, Déborah Nara e a fundadora e presidente voluntária da Associação Amor em Fios, Simone Sarolli. O mediador foi o jornalista, publicitário e especialista em marketing Daniel Meneghini.

CAMPANHA
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Mulheres a partir de 40 anos devem fazer o exame para certificar sua saúde e, em caso de diagnóstico positivo que seja possível o tratamento precoce e a cura para a doença. Mas o alerta também vai para os homens, mesmo que em porcentagem muito menor, ocorre o câncer de mama em homens e a prevenção é o melhor caminho”, explicou Tatiana Krollmann que ainda ressaltou, “lembrando que outubro é quando temos a campanha, mas o autoexame precisa ser mensal”.

VALORIZAÇÃO
“O papel da saúde ocupacional é informar e orientar as colaboradoras a fazerem o autoexame periódico, se tiver dúvidas, procurar o médico e fazer o exame de imagem. Na correria do dia a dia, acabamos não lembrando de muita coisa, entre elas está a questão da mama. Existem mulheres com 50 e 60 anos que nunca fizeram uma mamografia e muito menos o autoexame, logo, nosso trabalho é incentivar, lembrar que precisamos ter esse outros cuidados para que possamos ter uma vida repleta de saúde, alegria e disposição”, destacou Patrícia Geller. A técnica de enfermagem ainda explicou como funciona o trabalho de conscientização na Primato. “Nós visitamos periodicamente as mulheres primaltenses e em especial em outubro conversando com elas sobre o outubro rosa. Assim que elas entenderem que precisam de orientação, passamos com a dra. Tatiana para fazer uma consulta e ver se é preciso a orientação ou mesmo, se necessário, a indicação para o exame”.

AUTOESTIMA 
“Importante destacar que o trabalho do farmacêutico e todos que atuam com a saúde é a orientação, por isso, é importante que haja essa conexão com o público. Conversamos, entendemos o que ela precisa e orientamos para que procure ajuda médica, quando necessário”, enalteceu Déborah Nara que complementou, “outro conselho que dou é para que as mulheres se cuidem, façam o autoexame, procure cuidar de sua saúde, se vista bem, com um boa maquiagem, ande com pessoas que são otimistas porque isso ajuda muito na autoestima, o que é fundamental para evitarmos ansiedade, depressão entre outros”.

AMOR EM FIOS
“O Projeto Amor em fios surgiu para ajudar as pessoas a conseguir passar por esse momento tão delicado que é o câncer. Tive a atitude de fundar a instituição porque passei por dois cânceres e sei bem como é o processo. Meu médico disse que o cabelo cairia em 20 dias, mas com 10 já não tinha mais, é desesperador. Então, o Amor em fios é com o objetivo de ajudar as pessoas com lenços para a cabeça, mas também no recebimento de cabelos para fazer perucas e assim, ajudá-los com a autoestima a passar por esta fase complicada”, enfatizou Simone Sarolli que complementou, “além do trabalho com os pequenos, onde fizemos para as meninas uma boneca careca com uma toca e para os meninos um boneco que ajuda nas sessões de quimioterapia. Atuamos em todo o Brasil e sou muito grata a Primato pela parceria nos últimos anos, sem dúvidas, faz a diferença”.
Atuam voluntariamente mais de 70 pessoas no projeto Amor em Fios.
Para ajudar na Campanha Outubro Rosa da Primato basta doar lenços na Primato Agro, Primato Supermercado, Casa Vergara e Farmácia Primato. Outras doações, entre em contato direto no Facebook Amor em Fios.

LIVE
Quem ainda não conferiu a Live “Juntos na Luta Contra o Câncer de Mama” basta acessar o canal oficial da Primato Cooperativa Agroindustrial no Youtube e Facebook.

Voltar