Infraestrutura e nutrição animal como diferenciais 

Para desenvolver a pecuária de leite em alta performance é preciso que exista investimento em genética, nutrição animal e infraestrutura dentro da propriedade rural. Ao longo dos últimos anos, os pecuaristas que fizeram essa lição de casa estão em posição muito melhor daqueles que não o fizeram, sendo possível alcançar médias de produção maiores, melhor qualidade do leite, sanidade do plantel, além de uma gestão otimizada. 
A infraestrutura aplicada é um dos fatores que trazem esses resultados. O sistema compost barn, um grande espaço coberto com ventilação constante para o seu plantel e o confinamento dos animais trazem inúmeras vantagens para o pecuarista, que podem utilizar os espaços antes destinados à pastagem para outras atividades, como a agricultura.
A nutrição animal é outro fator primordial no desenvolvimento da produção leiteira, sendo um dos fatores que trazem as melhores médias de produção e a saúde dos animais.

VERÊ
Seguindo essa premissa temos o exemplo do cooperado Antoninho Douglas Pissaia, da Linha Plana Azul, no município de Verê (PR). “Nossa propriedade tem 150 hectares, sendo 90 destinados à agricultura. Na parte da pecuária de leite, reduzimos o tamanho da área por estarmos investindo em confinamento que será integrada na parte agrícola”, explicou Antoninho que complementou, “nosso plantel é de 120 animais, sendo 60 em lactação com uma média de 25 litros diário cada”.
Na propriedade, Pissaia apresentou a estrutura que está desenvolvendo para o confinamento de seu plantel. “Vamos fazer o confinamento de nosso plantel e reduzir a área de pastagem, agregando à agricultura. O investimento é alto, mas sabemos que hoje é preciso investir para se ter alta performance na atividade”. 

RAÇÃO
O produtor relatou que utiliza a ração da Primato desde 2009, porém há quatro anos sem interrupções. “Utilizamos a ração da Primato desde que começou há mais de dez anos, mas em torno de cinco anos adotamos a Prima Raça 20% alta energia com excelentes resultados”, enalteceu Antoninho que complementou, “é uma das melhores rações que existem, a gente nota que os animais mesmo sem adaptação que entram não tem toxicidade alguma, uma baita ração e melhor, vem quentinha da indústria que é aqui na cidade de Verê”. Antoninho Douglas Pissaia

COOPERATIVA 
A relação com a cooperativa é classificada como muito boa. “Nós entregamos o leite para a Primato e na questão da ração trabalhamos com o parceiro da cooperativa e posso garantir que é uma parceria muito boa, sempre que precisamos estão à disposição e eu brinco com o pessoal, enquanto estiver tudo certo, não tem porque mudar”.

Voltar