Mudança nos hábitos de consumo online para supermercados

Brasil e o mundo sentiram o impacto com o isolamento social e a necessidade de ampliar as compras online. O que já era consumido pelas plataformas digitais continuaram e aumentaram suas vendas, algo que segue adesão natural. Mas algumas categorias que ainda encontram resistências de seus consumidores começaram a ter um protagonismo maior, entre elas as compras de supermercado online. 
Com a necessidade de evitar aglomeração de pessoas nos espaços físicos, muitas pessoas optaram por compras nos sites e com entrega à domicílio, fator que já é utilizado por uma parcela dos consumidores.

HÁBITOS
Uma das principais barreiras para a adesão das compras de supermercado online é a mudança de hábito de consumo. “Sem dúvidas a maioria de nossos clientes fazem a compra no espaço físico quando se trata de supermercado, pois a preferência por selecionar as frutas e verduras, escolher a melhor carne, a marca preferida de frios, leite, iogurte, cerveja, produtos de limpeza, entre outros, é grande entre os clientes”, destacou o diretor executivo da Primato, Anderson Sabadin que complementou, “por isso é preciso que se quebre o paradigma para muitos destes consumidores neste quesito, afinal, há poucos anos atrás comprar tênis, roupas e óculos não eram considerados viáveis pelo fato que haveria a necessidade de estar no espaço físico para a compra. Hoje, são itens de maior consumo online e por isso, assim que o ocorrer a mudança desse hábito de consumo sobre o supermercado e a comodidade de receber em casa, creio que teremos muito mais pessoas aderindo”.

PRATICIDADE
Segundo Sabadin, da mesma maneira que muitos procuram as compras online no segmento vestuário ou para comida, a praticidade será um dos fatores positivo para o consumidor. “Muitos preferem pedir comida em casa para evitar sair de casa, filas e restaurantes cheios, assim como os clientes que não gostam de estar nas lojas de roupas, preferem escolher com praticidade. Isso vai acontecer com as compras de supermercado online também”, enalteceu o diretor executivo que complementou, “por isso disponibilizamos o site do Primato Supermercado e Casa Vergara, assim como os respectivos aplicativos, para proporcionar esta praticidade”.

COMODIDADE
Receber os produtos em casa é sempre uma comodidade para o consumidor. E isso não é diferente para compras de supermercado. “O que temos percebido é que nem todos os clientes gostam de ir ao supermercado fazer as compras, principalmente em horários de pico onde há filas. O que ocorre é que se trata de um hábito. Faltou alguma coisa? Quero fazer um churrasco ou almoço de última hora? Vamos ao supermercado. O que se pretende é trazer comodidade ao nosso cliente. Faltou alguma coisa em casa, fazer aquelas compras do final de semana ou da semana, através de alguns cliques e com tempo hábil, essas compras estarão na sua casa. Isso é comodidade e quanto maior a experiência com essa modalidade, maior será a adesão”, enalteceu Anderson.

PRIMATO
Desde 2019 a Primato Cooperativa Agroindustrial vem passando pela transformação digital seguindo um plano estruturado através de consultoria especializada. “Nós já estamos buscando ser a referência em nossos negócios implementando a transformação digital para estarmos preparados para a nova era de relacionamento, negócios e consumo de forma digital. Com o momento atual estamos fazendo teoria e prática ao mesmo tempo, o que pode trazer ainda alguns ajustes necessários, mas que traz uma experiência fundamental para que possamos ser uma cooperativa adaptada ao novo momento”, enfatizou o presidente da Primato, Ilmo Werle Welter que concluiu, “e haverá sempre espaço para quem prefere as compras na loja física”.

Voltar