Encontro reúne cerca de 250 suinocultores para debater o setor

No dia 17 de agosto, o deputado federal José Carlos Schiavinato, na condição de presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura no Congresso Nacional, promoveu em parceria com a Assuinoeste e a Primato Cooperativa Agroindustrial, um encontro com suinocultores de Toledo e região. O objetivo foi discutir as perspectivas da suinocultura no cenário atual, mercado nacional e internacional e políticas públicas.
Cerca de 250 suinocultores participaram do evento que aconteceu na Associação Primato. Eles também assistiram à palestras sobre “Biosseguridade na suinocultura”, proferida pelo gerente de originação da Primato, Márcio Bach e sobre o “Paraná Livre da Febre Aftosa” com o supervisor regional da Adapar, o médico veterinário Márcio Eidi Ogassawara.

SUINOCULTURA
Schiavinato explicou que essa foi a primeira de uma série de ações que serão realizadas no âmbito da Frente Parlamentar da Suinocultura. A próxima iniciativa já tem data marcada, será o “Workshop sobre doenças virais de importância na produção de suínos” que vai ser realizado dia 9 de setembro, segunda-feira, às 8 horas da manhã no anfiteatro da PUC-PR campus Toledo.
“Toledo é a primeira cidade em produção de suínos do Estado e o oeste a região com maior rebanho, por isso estamos promovendo essa série de ações junto ao produtor, o poder público precisa ser parceiro do suinocultor e não um obstáculo. Mas além de serem encontros de capacitação técnica, essas reuniões pretendem também valorizar o suinocultor, dando visibilidade a essa atividade pela qual passa grande parte da nossa economia”, esclareceu Schiavinato.
Também estiveram presentes representantes de entidades: Ilmo Werle Welter, presidente da Primato, Ricardo Chapla, presidente da Copagril, Leandro da Rosa, supervisor de fomento da BRF, Geni Bamberg, presidente da Assuinoeste e Nelson Natalino Paludo,  presidente do Sindicato Rural de Toledo.

INCENTIVO FISCAL
No mês de agosto Schiavinato enviou a todos os governadores de estado do Brasil um ofício onde propunha a instituição de um Programa de Incentivo Fiscal a Suinocultura, visando à expansão e ao fortalecimento da atividade.
Segundo o parlamentar o objetivo é “estimular os produtores a expandir a suinocultura de forma moderna, sustentável, competitiva e com capacidade para atender aos mercados mais exigentes, e assim participar, efetivamente, do processo de capitalização do setor, premiando a eficiência e a eficácia do suinocultor com incentivo financeiro, necessário para reinvestimento na atividade”.
Ao produtor inscrito no programa, seria concedido o incentivo financeiro previsto em regulamento, nas operações internas e interestaduais, com suínos produzidos mediante a adoção de modernas técnicas de criação, que contribuam para a produção de animais de qualidade, utilizando-se das boas práticas agropecuárias em biossegurança, bem-estar e saúde animal, sustentabilidade econômica, social e ambiental da atividade e do associativismo.
Para se dar a concessão do incentivo, seriam avaliados o processo produtivo e a produção de animais de acordo com a modalidade da unidade de produção cadastrada. O projeto já existe no Mato Grosso do Sul e para ser implantado precisa da outorga de cada estado uma vez que deduz sobre imposto estadual e estaria vinculado a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e a Secretaria de Estado da Fazenda.

CARCAÇAS
Outro ponto que vem sendo tratado pelo presidente da Frente da Suinocultura é a destinação final das carcaças de animais mortos por causas naturais nas propriedades rurais. De acordo com Schiavinato o grupo de trabalho formado pelo Ministério da Agricultura ano passado já concluiu os estudos e elaborou uma Instrução Normativa que estabelece as regras sobre o recolhimento, transporte, processamento e destinação de animais mortos e resíduos da produção pecuária. O texto está agora em Consulta Pública e aberto para apreciação e para receber opiniões técnicas.

PRIMATO
“Um encontro de fundamental importância para a suinocultura de nossa região. Com a união de forças do produtor rural, das entidades representativas do setor, com a representatividade do deputado federal José Carlos Schiavinato, foi possível uma troca de informações que serão muito úteis para a atividade e para as milhares de pessoas que estão envolvidas com a suinocultura, direta ou indiretamente”, enfatizou o presidente da Primato, Ilmo Werle Welter.

Voltar