Família unida no desenvolvimento da pecuária de leite

O termo agricultura familiar é muito utilizado para definir produtores que desenvolvem o trabalho na propriedade junto com pais, irmãos e filhos. No passado, era mais comum ver esse tipo de produtores rurais, afinal, as famílias eram maiores e quase todos ajudavam na lida do campo.
Com o passar do tempo, as famílias foram ficando menores e buscando dar educação aos filhos e com isso, o êxodo rural se tornou maior, assim como a população nas cidades. Mas uma corrente permanece forte na lida do campo, assim como os filhos que retornam para ajudar na gestão e evolução da propriedade.

DOIS VIZINHOS
Esse é o exemplo da família Lazari, da Linha Tartari, no município de Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná. Na propriedade atuam além do cooperado Gilmar, os irmãos Gilberto e Gilvani Lazari. “Somos em três irmãos que atuam na propriedade e isso facilita o trabalho do dia a dia”, enfatizou Gilmar.
Os irmãos atuam exclusivamente com pecuária leiteira. “Nossa propriedade tem 15 alqueires e a nossa principal atividade é a pecuária leiteira. Temos um plantel de 70 animais, sendo 55 em lactação, tendo uma média diária de 21,5 litros cada”.

RAÇÃO
O cooperado utiliza a ração da Primato há quase três anos. “Estamos utilizando a Prima Raça 18% especial peletizada há quase três anos e classifico como 100% boa para nosso plantel. Desde que começamos a trabalhar com a Primato, está funcionando muito bem, com melhora e padronização de média de produção, os animais estão saudáveis e com poucos problemas de sanidade”.
O cooperado ainda destacou a assistência técnica para o uso da ração correta. “Com a assistência, estamos utilizando a ração correta e que está trazendo os melhores resultados”.

PRIMATO
Gilmar é cooperado da Primato desde a inauguração da unidade em Dois Vizinhos. “São quase três anos de parceria com a cooperativa, seja na ração, nos produtos veterinários, na assistência técnica e desde que começamos, só temos que elogiar”, enfatizou o cooperado que finalizou, “por isso, tanto eu quanto meus irmãos esperamos que seja uma parceria de longa data, afinal, é muito bom trabalhar com uma cooperativa como a Primato”.

Voltar