O empreendedorismo na atividade leiteira de alta produtividade

Na atualidade, muito mais do que a vocação para o desenvolvimento da pecuária leiteira, se faz preciso o senso empreendedor para alcançar a alta produtividade e excelência na atividade. Investimento em infraestrutura, genética e mecanismos que otimizem recursos e espaços dentro da propriedade são alguns dos fatores que fazem a diferença.
A visão de futuro faz com que o produtor rural faça o planejamento de curto, médio e longo prazo, investindo e obtendo resultados em cada etapa deste plano.

FRANCISCO BELTRÃO
E quando se fala em propriedade modelo, podemos destacar o cooperado Maciel Omar Comunello, da Linha Rio do Mato, em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná. “Nossa propriedade tem 40 hectares, exclusivamente voltado à atividade leiteira, mesmo a lavoura, é para alimentação dos animais”, comentou Maciel que complementou, “atualmente estamos com 130 animais, sendo 52 em lactação com uma média diária de 36 litros cada”.
O cooperado afirmou que está ampliando as instalações para chegar em 100 animais em lactação.

RAÇÃO
O cooperado vem utilizando a ração da Primato desde fevereiro de 2018. “Estamos utilizando a Prima Raça 22% especial e o resultado vem sendo excelente, se comparou as melhores que já utilizei aqui, mantendo média de produção e na sanidade do plantel”, enalteceu o cooperado.
Segundo ele, a nutrição animal é essencial para que os resultados de produção possam ser o que está em seu planejamento.

PRIMATO
Sobre a relação com a cooperativa, Maciel classificou como positiva. “Foi durante a ExpoBel do ano passado que iniciamos a parceria com a Primato e posso dizer que está sendo muito satisfatória, seja pela ração, assistência técnica e nos produtos agropecuários, logo, estou satisfeito e espero que assim possa prosseguir”, disse.
Um destaque para a propriedade de alta produtividade é que o cooperado investiu em um gerador de energia de resíduos dos animais, sendo um dos primeiros projetos desta envergadura na região. “Toda a energia de nossa propriedade vem do gerador e o investimento se pagará em alguns anos. Recebemos visita de produtores de várias regiões do Estado, além de empresas e instituições que estão buscando difundir esta geração de energia”.

Voltar