Primato participa de capacitação de auditores internos sobre gestão de riscos e investigação de fraudes

Nos dias 19 e 20 de fevereiro foram realizadas em Curitiba, no Hotel Confiance, as capacitações em Gestão Baseada em Riscos e Investigação de Fraudes que compõem o Programa de Formação de Auditores Internos. “O objetivo do Programa é qualificar os participantes nas melhores práticas de Auditoria Interna com foco em Metodologias de Gestão Baseada em Riscos”, explica o analista técnico Tiago F. Gomes, que acompanhou o evento. Foram capacitados 40 auditores internos de 17 cooperativas do ramo Agropecuário. “O auditor interno tem um importante papel na estrutura de governança nas cooperativas, dessa forma, é necessário investir de forma constante na capacitação destes profissionais”, ressalta.

PORTO
Como forma de integrar teoria à prática, no dia 21 foi realizada uma visita técnica à Cotriguaçu Cooperativa Central, no Porto de Paranaguá, que teve por finalidade conhecer as atividades portuárias da cooperativa e suas boas práticas de auditoria interna e de Gestão de Riscos.

VISITA PRESENCIAL
Para o auditor interno da Primato Cooperativa Agroindustrial, Leandro Chiella, “não basta ter as informações em noticiários e não presenciar de fato como é a estrutura e o funcionamento da grandiosa estrutura do nosso Porto de Paranaguá. Com a visita técnica pude ter a certeza do quanto nossa região tem de benefício no escoamento de nossas produções. Tive contato com uma excelente gestão dos colaboradores e cooperativas parceiras, assim como o grau de tecnologia e segurança implementadas para assegurar a qualidade e credibilidade dos contratos feitos com China e demais países que chegam ao nosso porto para carregamento”, avaliou.

INTERCÂMBIO
Na opinião de Rafael Rubiales, analista de auditoria da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, o intercâmbio de experiências proporcionada pela visita técnica foi um dos diferenciais da capacitação. “Tive a oportunidade de conhecer o Terminal Portuário de Paranaguá onde foram apresentados pela Cotriguaçu alguns controles existentes que garantem a segurança nas operações de desembarque e embarque das principais commodities exportadas através do Terminal. A troca de informações entre os participantes do evento é fundamental na ampliação do conhecimento para a identificação de melhorias nos nossos processos.”

 

Créditos: Ocepar

Voltar