Especial Cooperado: Pequenas propriedades com grandes resultados

Desenvolver o trabalho no campo contando com a ajuda da família é algo muito peculiar para pequenos produtores rurais no Brasil adentro, afinal, muitas dessas famílias dependem exclusivamente da renda advinda da propriedade. Mas se engana quem pensa que devido a ser pequeno, o produtor terá sempre produção menor. Com planejamento, organização, seguindo a assistência técnica, cuidados com o plantel e uso de nutrição animal de qualidade, sua rentabilidade pode ser maior do que imaginado. Essa é uma característica dos produtores do sul do país, que tem pequenas propriedades com ótimos resultados.

SÃO JOÃO DO OESTE
Um bom exemplo de produção familiar vem da Linha Itacurucí, em São João do Oeste (SC). A família do produtor Ortecio Aloisio Specht atua na atividade leiteira há muitos anos. “Nós temos uma área de 7,5 hectares e nossa principal atividade é leiteira. Na propriedade trabalhamos minha esposa, meus filhos e eu, todos os dias do ano”, explicou Ortecio que complementou, “dividimos as atividades para que o trabalho seja mais produtivo e isso facilita a organização do que temos que fazer, principalmente porque atividade de leite não tem folga durante o ano todo”.

RAÇÃO
O produtor relatou que vem utilizando a ração da Primato em seu plantel e com bons resultados. “Nosso plantel geral é de 37 animais, sendo 19 em lactação, com uma média de 23 litros cada”, disse o produtor que complementou, “estamos utilizando a Prima Raça 20% há quase dois anos, através do representante aqui em nossa região e posso afirmar que é uma ração muito boa, de qualidade. Na questão da sanidade dos animais e na produção do leite é sem dúvidas a melhor que já usamos”.

PRIMATO
Sobre a Primato o produtor classificou como importante a relação. “Conhecemos a ração da Primato através do representante agropecuário na qual temos confiança. Como não tínhamos um bom resultado com as rações anteriores, ao iniciarmos com a Prima Raça notamos a diferença e estamos até hoje utilizando e satisfeitos”, classificou o produtor. Ele concluiu dizendo da importância da assistência técnica. “Seguindo as orientações da assistência técnica temos mais chances de acerto, afinal, nosso rendimento depende disso. Por isso, essa relação está ótima e espero que continue assim”.  

Voltar