Especial Cooperado: A Otimização da propriedade rural

A grande maioria das propriedades rurais do estado do Paraná são constituídas por pequenos e médios produtores que buscam na diversificação e no cooperativismo soluções para terem melhores rendimentos e performance das atividades agrícolas e pecuárias. Por isso, muitos desses casos apresentam resultados expressivos e trazem rendas fracionadas, dando a possibilidade de equilíbrio no orçamento. Fundamental para que isso ocorra, a assistência técnica prestada, principalmente pelas cooperativas, faz a diferença.

LARANJEIRAS DO SUL
Um bom exemplo de otimização e diversificação da propriedade rural vem do cooperado Orlei Paulo Rodin, da zona rural de Laranjeiras do Sul, no centro oeste do Paraná. Com uma área de 14 alqueires, sendo 8 para agricultura e 6 para atividade de leite. “Por ser uma pequena área, a diversificação nos ajuda a manter o orçamento equilibrado, não depositando todos os ‘ovos numa cesta só’, com diz o ditado. Na agricultura planto soja e milho nas duas safras, sendo que o milho utilizamos parte para silagem e desde que a Primato começou com a parte agrícola, vem sendo cada vez melhor devido a assistência que recebemos”, explicou o cooperado. Na parte da atividade leiteira, Orlei explicou que essa é a principal atividade. “A parte de leite é a nossa principal, pois seguimos todas as recomendações da assistência técnica e ela vem gerando bons resultados”.

COOPERATIVA
Com relação a fazer parte da cooperativa Orlei enalteceu as vantagens de estar associado à Primato. “Faz mais de quatro anos que me associei à Primato, mas além das rações, sempre comprei na agropecuária aqui de Laranjeiras. Após me tornar cooperado, percebi as vantagens, entre elas, as sobras todo ano que nos ajuda no orçamento da propriedade, as negociações de medicamentos veterinários, material da agropecuária e agrícola, bons prazos, preços e eu gosto muito de lidar com o pessoal da Primato, por isso, estamos contentes e espero continuar assim por muito anos”.

RAÇÃO
O cooperado descreveu como a ração da Primato vem auxiliando-o obter médias cada vez melhores. “Temos um plantel geral de 90 animais, sendo 39 em lactação, com um média geral de 23 litros cada. Estamos utilizando a ração Prima Raça 18% especial e considero ela ótima, pois além de melhor média de leite, nosso plantel dificilmente tem problemas de sanidade, sempre saudável e isso nos motiva a continuar e ampliar nossa produção”, enalteceu Orlei que complementou, “faz muito tempo que usamos a ração e recebemos a assistência técnica e desde que começamos nunca mais mudamos e não vejo razão para mudar”.

 

Voltar