Especial Cooperado: Resultados expressivos na pecuária leiteira

Para que haja um resultado expressivo e padronizado no desenvolvimento da atividade leiteira se faz necessário planejamento, organização, iniciativas e parcerias produtivas, tendo como resultado, médias de leite expressivas, animais saudáveis e maior lucratividade para uma melhor qualidade de vida de quem atua na atividade.
Fatores importantes para que haja investimentos em genética, aumento de plantel e ciclos de procriação, fazem parte da organização de uma propriedade rural com resultados expressivos.

MIRADOR
E esse é o exemplo do cooperado Fábio Luiz Vieira e sua esposa Margarida Rolling, do distrito de Quatro Marcos, Mirador, região metropolitana de Paranavaí, no noroeste do Paraná. Em uma propriedade de 20 alqueires, o casal cooperado atua com gado leiteiro como atividade principal, além de gado de corte. “A atividade principal é a de leite, com um plantel de 130 animais, sendo 40 em lactação”, explicou Fábio que complementou, “a média geral é de 21 litros por animal, sendo 800 litros por dia. Nosso trabalho é para que essa média seja mantida e melhorada, o que em alguns casos, conseguimos alcançar”. A propriedade é gerenciada pelo casal e mais um funcionário que ajuda nas atividades do dia a dia.

RAÇÃO
O cooperado explicou que em sua propriedade utiliza a ração da Primato, capim de tanzânia e farelo de soja. “Utilizamos a ração Prima Raça 18% alta energia e classifico como excelente, pois ela corresponde à nossas expectativas. Percebemos com o uso da ração e o capim de tanzânia, que os animais além de produzirem uma média maior de leite, tem uma sanidade muito boa, seja no pelo ou nos cascos”.
Fábio ainda explicou a questão da sazonalidade e o impacto na produção. “No verão, somente a ração e capim até aumentam a média, que chega a 22 litros por animal, porém, neste período do ano e considerando que tivemos uma estiagem em abril e maio por aqui, é natural que a média fique um pouco menor, porém não muito”.

COOPERATIVA
Fábio fez questão de enaltecer sobre a relação e a participação no sistema cooperativista. “Estamos na Primato há quase dois anos e entramos através da indicação da agropecuária representante das rações, que temos parceria a mais de vinte anos. Quando eles iniciaram com a Prima Raça, por curiosidade e indicação deles experimentamos, pois antes trabalhávamos com outras empresas”, enfatizou o cooperado que ainda complementou, “iniciamos o uso da ração da Primato, após, parei por uma questão financeira nossa, mas retornamos, afinal, a Prima Raça em questão de produtividade e sanidade, na minha opinião, é indiscutivelmente imbatível, por isso, voltamos e seguimos utilizando, porque juntamente com nossa organização faz com que a expectativa seja sempre a melhor possível”.

Voltar