Especial Cooperado: Atividade leiteira desenvolvida em família

O desenvolvimento da atividade leiteira é feito na grande maioria por pequenos e médios produtores rurais que buscam na pecuária a diversificação de sua propriedade, tendo parcerias importantes para que o resultado seja o esperado. Nesses casos, trabalhar em família é fundamental para o sucesso dos resultados. E se a família conviver e trabalhar juntas, esse resultado é ainda melhor.

TAPIRA
O exemplo vem da família do cooperado Henrique Jacinto Colombo, casado com Maria Aparecida Spinelli Colombo. Seu irmão Vitorino Colombo é casado com Creusa Aparecida Spinelli Colombo e seu filho, Douglas Vitor Colombo e esposa, todos atuam juntos na propriedade sítio alvorada na cidade de Tapira, região metropolitana de Umuarama, noroeste do Paraná. Em uma área de 12 alqueires, a atividade principal é a de gado leiteiro, além da parte de agricultura. “Nossa principal atividade é pecuária de leite e contamos hoje com 70 animais no plantel, sendo 27 em lactação”, explicou o Henrique que complementou, “nossa média mensal é de 18 a 20 litros de leite por animal”.

RAÇÃO
Segundo o cooperado, a família vem utilizando a ração Prima Raça há três anos. “Utilizamos a ração por um período e por questões financeiras, na época, paramos. Depois, retornamos e estamos há três anos com a ração Prima Raça 22% especial e posso afirmar que é muito boa, os animais estão sempre sadios e a nossa produtividade vem sendo constante desde que começamos a usar a ração”. A curiosidade ficou por conta da relação com os animais. “Temos uma lista com os nomes de todos os animais, principalmente as vacas leiteiras, e posso garantir que elas gostam muito da ração e isso percebemos não só na média de leite, mas no pelo e nos cascos de cada uma delas”, enfatizou a esposa do cooperado, Maria Aparecida Spinelli Colombo.

COOPERATIVA
Com relação ao fazer parte de uma cooperativa, o cooperado classificou como é muito importante para as atividades da propriedade. “Eu classifico como importante e muito boa, pois temos as condições de trabalhar com a cooperativa, principalmente agora que estão mais próximos, com a unidade em Umuarama”. Henrique ainda comentou sobre a assistência técnica, “esse acompanhamento também é fundamental para que possamos saber se estamos fazendo o que é correto para termos a melhor produtividade do leite com nossos animais”.

Voltar