Especial Cooperado. O Potencial da Suinocultura em Família

Desenvolver a suinocultura para pequenos e médios produtores na região oeste do Paraná é contar com o trabalho em família. A grande maioria dos cooperados
da Primato, na integração dos suínos, trabalha com a ajuda da família, que não somente auxilia, mas contribui para o sucesso de cada lote. Além de praticar a sucessão familiar, essa parceria une e traz prosperidades às famílias cooperadas.

SUÍNO
Um bom exemplo de atuação em família vem do cooperado Ignácio Nuernberg, da Linha Boa Vista, na cidade de Toledo (PR). Juntamente com seu filho Edson André, administram e desenvolvem a suinocultura e há muito tempo colhem bons resultados com a parceria. “Em nossa propriedade de 24 hectares, a suinocultura é a principal atividade, sendo que ainda temos um pouco da agricultura como fonte de renda para família”, explicou Ignácio que complementou, “estamos na integração com a Primato desde 2012, sempre com o auxílio da família, em especial, meu filho”. A família cooperada atua com crechário em suas granjas e atualmente aloja 6 mil leitões.

PRIMATO
Ignacio classificou como importante a participação e parceria com a Primato dentro da atividade. “De todo esse tempo que estamos em parceria, não posso me queixar, estamos recebendo a assistência técnica e as instruções para quando precisamos fazer alguns ajustes”. O cooperado ainda complementou, “temos que desenvolver a atividade visando sempre o melhor, porque se nós crescermos, a cooperativa cresce também e isso é bom pra todos nós, por isso, estamos satisfeitos com esta parceria”.

RAÇÃO
A alimentação é fundamental no desenvolvimento dos animais, por isso a ração é de suma importância para que isso ocorra. “A ração da Primato vem melhorando cada vez mais, e isso nós pedimos sempre que continue desta forma. Quando ocorre algum problema, passamos para a assistência que verifica e na sequência nos dá uma posição, o que traz segurança para continuarmos com a atividade”, enalteceu Edson André, que complementou, “no crechário principalmente, a ração precisa ser de alta qualidade para que os animais alojados ganhem o peso ideal, por isso vejo que a ração faz a diferença”.

Voltar