Primato e Sicredi sediam encontro de núcleos cooperativos em 2017

Foram quatro reuniões realizadas pelo Sistema Ocepar.

O cooperativismo se diferencia pela organização, estrutura e busca por conquistas coletivas, representando segmentos da sociedade brasileira com foco em ser mais competitivo. E para demonstrar porque se torna cada vez mais modelo de governança, o Sistema Ocepar desenvolveu nesta semana os Encontros de Núcleos Cooperativos de 2017, sendo a Primato Cooperativa Agroindustrial e Sicredi Progresso as anfitriãs do quarto e último realizado no dia 19/10, na Associação da Primato.

Cerca de 335 lideranças cooperativistas participaram destas quatro reuniões da segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos. Em Toledo, o evento ocorreu na manhã de quinta-feira (19/10), com cerca de 90 representantes de cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura e trabalho.

ENCONTROS

Os encontros começaram na segunda-feira (16/10), onde 60 cooperativistas do Centro-Sul participaram em Palmeira. Na terça-feira (17/10), Campo Mourão sediou os debates, com a presença de 100 lideranças no Norte e Noroeste e, na quarta-feira (18/10), 85 cooperativistas do Sudoeste estiveram em São João para participar do evento.

TOLEDO

Em Toledo, o Encontro foi aberto pelo coordenador do Núcleo Oeste e presidente da C.Vale, Alfredo Lang. Em seguida, houve o pronunciamento do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Também participaram da abertura, os anfitriões do evento, Ilmo Werle Welter, presidente da Primato Cooperativa Agroindustrial e Círio Kunzler, presidente do Sicredi Progresso, além dos diretores da Ocepar, Jaime Basso, Ricardo Chapla e Dilvo Grolli. Estiveram ainda presentes os conselheiros fiscais do Sescoop/PR, Urbano Frey e James Fernando de Morais.

“Para nós é uma grande satisfação sediar e ser anfitriã deste último encontro de 2017, juntamente com o Sicredi Progresso. As reuniões dos núcleos cooperativos são importantes e fundamentais para que possamos continuar o desenvolvimento de nossas cooperativas em todo Paraná”, enalteceu o presidente da Primato Ilmo Welter que ainda complementou, “e vale ressaltar que esta é a quinquagésima em 25 anos”.

Em seguida, Primato apresentou um vídeo institucional com dados atuais da cooperativa, assim como o organograma implementado. O presidente do Sicredi Progresso, Círio Kunzler, também fez a apresentação da cooperativa de crédito.

PROGRAMAÇÃO

Seguindo o cronograma do Evento, foi apresentado os avanços cooperativos em 2017. Houve a participação dos superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, e do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, que apresentaram detalhes das ações que estão sendo desenvolvidas pelo sistema em prol do cooperativismo paranaense, entre elas o PRC 100, o planejamento estratégico do setor. O gerente da Fecoopar, Anderson Lechechem, tratou sobre as negociações salariais e mudanças na reforma trabalhista. Por sua vez o analista técnico especializado tributário da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar, Rogério Croscato, falou sobre as últimas decisões na área de tributos, como o Funrural, entre outras medidas. O coordenador de comunicação social, Samuel Milléo Filho, e o diretor-presidente do Instituto Datacenso, Cláudio Shimoyama, realizaram a apresentação da pesquisa sobre a percepção do paranaense em relação ao cooperativismo e suas marcas.

Na sequência do encontro houve uma dinâmica de grupo, onde foi lançado um desafio para os participantes. “Deixem uma folha do bloco de notas que todos vocês receberam separados. Nelas, coloquem ideias para que possamos crescer, desenvolver e construir um futuro juntos”, comentou o presidente da Ocepar que ainda complementou, “não se preocupem com a viabilidade neste momento, pois tenho certeza que na seletiva delas, vão sair muitas coisas boas e viáveis para o nosso cooperativismo”.

Na parte final, houve assuntos de interesses do Núcleo Oeste com a diretoria do Sistema Ocepar, seguido por um almoço promovido pelas cooperativas anfitriãs.

Voltar