Assembleia Geral Ordinária da Primato aprova contas do exercício 2018

Aconteceu no último dia 16 de fevereiro, na Associação da Primato, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da cooperativa do exercício 2018. Com a presença de aproximadamente 600 pessoas, o evento serviu para apresentação dos investimentos, capacitações, ações, números gerais que a Primato gerou no ano passado. A AGO contou com a presença de cooperados de todas as regiões de atuação, autoridades e representantes das cooperativas parceiras da região.

AGO

Após seguir o protocolo, deu-se início a AGO às 9h30 com a presença dos cooperados ativos para votação. Foi posicionada a mesa de honra que contou com a diretoria executiva e conselho fiscal, representantes da Ocepar, Frimesa, auditores independentes, além das cooperativas convidadas. Na ordem do dia foram apreciados os seguintes itens: Relatório da gestão; Demonstrações contábeis; Parecer da auditoria independente; Parecer do Conselho Fiscal.

“Elaboramos um vídeo que contempla todas as informações que estão no Relatório Anual do exercício 2018, dando dinamismo e trazendo informações claras sobre nossos números no ano passado”, explicou o presidente da Primato Ilmo Werle Welter que complementou, “mesmo com um ano complicado e com muitas interferências externas, conseguimos crescer 23%”.

APROVAÇÃO

Após a apresentação dos itens do dia e o parecer dos auditores fiscais independentes, que recomendaram a aprovação do relatório, foram colocados à votação com os cooperados presentes, que aprovaram as contas apresentadas. Foi também eleito, de forma unânime, o novo conselho fiscal.

Antes, foi respeitado um minuto de silêncio ao conselheiro e um dos pioneiros da cooperativa, Nelson Otavio Minozzo, que faleceu no ano passado. “Uma justa homenagem à quem teve participação efetiva e importante para a ampliação da cooperativa no início de nossas atividades, além de ter sido um conselheiro ativo”.

RESULTADOS

A Primato Cooperativa Agroindustrial teve os seguintes resultados em 2018:

• Produção Leite – 25.110.523 litros
  • Produção Suínos – 37.447.145 – quilos
  • Primato Carnes – 1.769 toneladas
  • Faturamento Marcas Próprias – R$ 2.841.865
  • Faturamento Indústrias: R$ 149.592.629
  • Faturamento Agropecuária – R$ 252.783.469
  • Faturamento Supermercados – R$ 169.287.864
  • Cooperados Ativos – 7.820
  • Colaboradores – 1.073
  • Faturamento Global – R$ 587.080.728

SOBRAS

O valor de sobras disponível à AGO foi de R$ 2.481.722. A proposta inicial da cooperativa seria a destinação em cotas capitais aos cooperados, “além dos investimentos aplicados, tivemos os prejuízos causados principalmente pela paralisação dos caminhoneiros no ano passado”, explicou Ilmo. Porém, em um ato de democracia, os cooperados presentes fizeram uma contraproposta, que ficou em 50% em cotas capitais e 50% que serão utilizados na comercialização de insumo e rações aos cooperados nas unidades agropecuárias da Primato.

“Essa é uma grande demonstração de que o cooperativismo é diferenciado, afinal, entramos em um consenso pela proposta, e assim, daremos andamento aos investimentos e ações neste ano”, parabenizou o presidente da Primato, após a aprovação final.

INVESTIMENTOS

Segundo o diretor executivo da Primato, Anderson Sabadin, 2019/20 serão anos intensos em investimentos à cooperativa. “Iremos concluir a implementação do sistema de informação da cooperativa, que será unificado, fizemos a inauguração do posto de combustível, ampliação do supermercado da Avenida Parigot de Souza e na Vila Pioneiro, a abertura de uma loja agropecuária e o atacarejo em Toledo. Abertura de indústria de carnes e panificação e confeitaria”, nominou Anderson que concluiu, “além de participações em feiras, exposições, visando a diversificação dos negócios para o equilíbrio financeiro de nossa cooperativa”. Após o término da AGO, os cooperados ganharam um vale de R$ 100 para uso nos supermercados e no posto da Primato.