Aplicativo ajuda avicultores a acompanharem o desempenho das granjas da Primato

Ferramenta tornou mais prático o fluxo de informações entre o avicultor integrado e a cooperativa

A avicultura é uma atividade que exige muita atenção e cuidado do produtor rural. Há vários detalhes a serem observados 24 horas por dia para que as aves se mantenham saudáveis e com um bom desenvolvimento. Os avicultores integrados da Primato Cooperativa Agroindustrial ganharam um aliado tecnológico para ajudar na missão de acompanhar todas essas informações: um aplicativo foi disponibilizado pela cooperativa.

A Primato buscava uma solução para facilitar o fluxo das informações geradas nas granjas e que deveriam ser transmitidas para a central administrativa da cooperativa. Com a ferramenta, os produtores podem lançar dados sobre os indicadores zootécnicos de cada lote, como mortalidade e peso. Ter acesso fácil e rápido a esses dados é importante para que produtor e cooperativa acompanhem o desempenho do lote e se antecipem a possíveis problemas.

Pela tela do celular, o produtor também fica informado sobre a entrega da ração às aves pela cooperativa. “O produtor consegue saber que horas a ração vai chegar na propriedade, então ele pode se programar na propriedade, conciliar a avicultura com outras atividades, inclusive particulares, tudo isso por meio do aplicativo”, explica o gerente de avicultura da Primato, Gleisson Trentini. O aplicativo ainda dá acesso a uma previsão de resultado do lote: analisando o consumo de ração, a ferramenta faz o cálculo de conversão alimentar. Assim, o avicultor consegue ter uma ideia sobre qual será o seu rendimento.

A partir do envio das informações, a Primato consegue gerar um banco de dados e fazer as análises necessárias em tempo real. Sem o uso da tecnologia, isso só poderia ser feito por telefone ou com uma visita técnica. A novidade poupa tempo e também recursos. “Os avicultores têm aceitado super bem a novidade. Eles já estão no mundo tecnológico. Todos os nossos integrados têm acesso à internet nas propriedades, alguns têm até no próprio aviário. Buscamos essa novidade com a intenção de melhorar a comunicação e também aumentar os rendimentos para eles”, descreve Gleisson.

Sireni Lindner é avicultora integrada da Primato no município de Marechal Cândido Rondon. Ela já começou a usar o aplicativo e se beneficiar das vantagens da tecnologia. “Achei muito boa a ideia. O aplicativo é fácil de lidar. Ficou muito mais prático ter as informações em mãos e se comunicar com a cooperativa”, relata.

Voltar