A Agência do Trabalhador de Toledo realizou uma ação diferenciada neste dia 21 de setembro, atendendo com exclusividade pessoas com deficiência (PCD). O chamado “Dia D” acontece em todo o Brasil em função do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída por meio da Lei Nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Em Toledo estão sendo oferecidas 50 vagas.
A Primato Cooperativa Agroindustrial aderiu a essa iniciativa social e esteve presente neste dia realizando os processos seletivos. A psicóloga Joseane Conejo Nery, que esteve representando a Primato, comenta sobre a importância da cooperativa reconhecer e disponibilizar essas vagas para pessoas com deficiência (PCD) oportunizando a inclusão social. “Acreditamos no potencial transformador desse projeto em termos de responsabilidade social”, destaca Joseane.
Segundo o diretor da Agência do Trabalhador, Rodrigo de Souza, as pessoas PCDs que chegam até a Agência são tratadas com carinho e respeito. “Nós organizamos uma programação especial. Nós também vamos divulgar um curso de Noções de Rotinas Administrativas para pessoas com deficiência entre os dias quatro de outubro e primeiro de novembro, em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) e o Senai. Além da contratação e da palestra, teremos essa possibilidade do curso específico para os PCDs se inserirem no mercado de trabalho”.
Rodrigo disse ainda que esse ano houve a procura de 114 pessoas com deficiência na Agência do Trabalhador. Dessas, mais de 40 tiveram êxito e foram contratadas, pois é realizado uma avaliação de perfil de cada candidato.